quarta-feira, 5 de maio de 2010

Hall of fame - Drulovic.



Hall of fame



Drulovic



Ljubinko Drulovic nasceu no dia 11 de Setembro de 1968 em Nova Varos na jugoslávia.

Fez a sua estreia a nível Professional no FK Sloboda Tuzla da Bósnia na temporada de 1988/89 onde permaneceu também na época seguinte. Na época de 1990/91 ingressou no FK Radniki Beograd da Sérvia clube que representou igualmente na temporada seguinte. Em 1992/93 chegou a Portugal para representar o Gil Vicente, logo na primeira época ao serviço do clube de Barcelos disputou 32 jogos e apontou 10 golos. Na temporada seguinte continuou a ser um dos melhores jogadores da formação gilista que já tinha marcado sete golos em doze jogos, e começou a ser alvo de cobiça por parte das melhores equipas, e a meio da época transferiu-se para o Futebol Clube do Porto.

Nos Dragões foi desde logo um dos jogadores mais influentes ao apontar 11 golos em 21 partidas. Na época de 1994/95, Drulovic sagrou-se pela primeira vez Campeão Nacional. Em 1995/96 ajuda o F. C. Porto a ser Bi-Campeão, e junta também a Supertaça. Na temporada de 1996/97 e com a chegada do brasileiro Mário Jardel, Drulovic passou a marcar menos golos mas a fazer muitas assistências para o avançado brasileiro ser o melhor marcador do campeonato. No final da época sagrou-se novamente Campeão e foi um dos jogadores que ajudaram o F. C. Porto pela primeira vez na sua história a ser Tri-Campeão. Na temporada seguinte o domínio do F. C. Porto continuou e no final da época foi uma vez mais Campeão Nacional, o que foi o Tetra-Campeonato para os Dragões. Nessa época juntou a conquista da Taça de Portugal e da Supertaça. Na época seguinte, 1998/99, Drulovic voltou a sagrar-se Campeão e inscreveu o seu nome na história do Futebol Clube do Porto como um dos poucos jogadores que estiveram em todos os campeonatos do Penta. Nessa temporada voltou a juntar a Supertaça ao Campeonato conquistado.

Em 1999/2000 apenas conquistou a Taça de Portugal ao derrotar o Sporting. O mesmo aconteceu na temporada de 2000/01 com a vitória sobre o Marítimo no Jamor. No final dessa época não chegou a acordo com o F. C. Porto para renovar o seu contracto e assim ao fim de quase oito anos a vestir a camisola dos Dragões, Drulovic trocou o clube das Antas pelo ................ No clube lisboeta nem todo correu bem nas duas temporadas que por lá permaneceu e em 2003/04 mudou-se para o Partizan de Belgrado onde regressou ao Estádio das Antas para defrontar o Futebol Clube do Porto na Liga dos Campeões. Na época de 2004/05 regressou a Portugal para jogar pelo F. C. Penafiel, mas não chegou a terminar o campeonato já que em Dezembro de 2004 foi dispensado e terminou assim a sua brilhante carreira.

Ficará de certeza na memória de todos os adeptos do F. C. Porto principalmente pelas assistências que tantos golos acabaram por dar, algumas delas com centros de trivela. Pela Selecção da Jugoslávia disputou 38 jogos e marcou 3 golos. Esteve presente no Campeonato do Mundo de 1998 e no Campeonato da Europa de 2000.


Palmarés ao serviço do F. C. Porto:

5 Campeonatos de Portugal
3 Taças de Portugal
4 Supertaças Cândido de Oliveira.
Fonte: estrelas-do-fcp.blogspot.com

Obrigado Drulovic.


O PORTO SOMOS NÓS!


Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue