Hall of fame
Doriva
Dorival Guidoni Junior, mais conhecido como Doriva, nasceu no dia 28 de Maio de 1972 em Nhandeara do Estado de São Paulo, Brasil.
Começou a carreira profissional no São Paulo no ano de 1991. Esteve depois emprestado ao Anapolina e mais tarde ao Goiânia.
Em 1993 regressou ao São Paulo onde viveu os primeiros momentos de glória ao estar nas conquistas da Taça dos Libertadores da América, Recopa Sul-Américana, Supertaça Libertadores e Mundial Interclubes. No ano de 1995 mudou-se para o modesto XV de Piracicaba da 3ª divisão brasileira. Ainda nesse ano Doriva transferiu-se para o Atlético Mineiro e voltou às vitórias com a conquista da Taça Conmebol em 1997.
No início da temporada de 1997/98 transferiu-se para o Futebol Clube do Porto. No plantel orientado por António Oliveira ganhou a titularidade e passou a ser um dos pilares da equipa portista que venceu o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal. Na temporada seguinte repetiu a conquista do Campeonato Nacional ao que juntou a vitória na Supertaça. No final dessa época deixou o F.C. do Porto para ingressar na Sampdoria, mas não partiu sem ter deixado a sua marca. Em Agosto de 98 os Dragões receberam e venceram o Sporting por 3-2, Doriva foi o autor dos três golos com três remates espantosos que despacharam os leões.
Em Itália manteve-se apenas uma temporada, depois foi para Espanha para vestir a camisola do Celta de Vigo durante duas temporadas. Em 2002/03 rumou a Inglaterra para ingressar no Middlesbrough, clube onde se manteve durante quatro temporadas e onde conquistou a Taça da Liga em 2004. Na época de 2006/07 esteve dois meses ao serviço do Blackpool até que regressou ao Brasil para se juntar ao América de São Paulo. Depois mudou-se para o Mirassol, mas Doriva sempre tinha o sonho de terminar a carreira no São Paulo.
Em 2008 foi-lhe detectada uma arritmia cardíaca durante os exames médicos no Mirassol e foi impedido de jogar. Mais tarde voltou a ser observado e o problema foi confirmado. Como Doriva tinha antecedentes na família com o mesmo problema cardíaco resolveu colocar um ponto final na carreira quando contava 35 anos. Doriva representou por 14 vezes a Selecção do Brasil. Estreou-se no dia 27 de Abril de 1995 e esteve presente no Campeonato do Mundo de Futebol de França de 1998.
Palmarés ao serviço do F. C. Porto:
2 Campeonatos de Portugal
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira
Fonte: estrelas-do-fcp.blogspot.com
Obrigado Doriva!
O PORTO SOMOS NÓS!
Sem comentários:
Enviar um comentário