quinta-feira, 27 de maio de 2010

Crónica da semana.


Crónica da semana


por


Abílio Monteiro



Quarta-feira, 26 de Maio de 2010 chega ao fim a ligação de Jesualdo Ferreira com o F.C.PORTO, quatro anos de sucesso. Campeonatos, Taças de Portugal, Super Taça e grandes campanhas na liga dos campeões, muito obrigada treinador pelas muitas alegrias que me proporcionou nesta sua passagem pelo clube. Vilas Boas, Paulo Bento, Domingos? Quem será o próximo treinador? Quem terá capacidade para substituir Jesualdo? Vilas Boas garantiu a permanência da Académica na primeira liga nas uútimas jornadas, Paulo Bento eterno vice campeão, Domingos por muito amor que tenha ao clube, não me parece viável que troque um clube que poderá participar na liga dos campeões por um que vai participar na liga Europa.


Não estamos em altura de fazer experiências, nem descansar a sombra das conquistas dos últimos anos e pensar que esta época que passou foi um percalço, temos de nos preparar e bem e começa pela escolha do treinador.


Fiquei admirado Sr. Presidente estando o clube a passar uma fase um pouco conturbada, não seria de bom tom resolver as situações antes de tirar uns dias de férias, mais importante será que Jesualdo não merecia um pouco mais de respeito, esqueceu-se que nestes últimos anos quando esteve impedido de falar foi Jesualdo que mais defendeu o Clube que você diz tanto amar. Sereno, parece contratação para fazer número no plantel, já vi melhores na segunda liga, Rodriguez do Braga é muito melhor, não queremos muitos jogadores, queremos é bons.

Saudações Portistas!



O PORTO SOMOS NÓS!

E de calcanhar se fez história!



Viena, 27 de Maio de 1987. Em pleno Prater, o F. C. Porto cumpriu o derradeiro passo da sua emancipação. Venceu o Bayern por 2-1, ergueu a Taça dos Campeões Europeus e fixou-se entre os melhores do planeta. Não voltou a descer deste patamar inacessível. Foram instantes inesquecíveis, simbolizados por um calcanhar argelino.


O PORTO SOMOS NÓS!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Obrigado Jesualdo.


Obrigado professor Jesualdo Ferreira por tudo o que deste ao nosso clube, ficarás para sempre no coração dos Portistas.


O PORTO SOMOS NÓS!

Declarações de Jesualdo Ferreira.



Oficializada, por mútuo acordo, a rescisão do contrato que o ligava à F. C. Porto – Futebol, SAD, o treinador Jesualdo Ferreira deixou uma mensagem ao www.fcporto.pt.

«Depois de quatro anos vividos de forma intensa, entendendo as regras de jogo em que treinadores e clubes se movimentam e tendo em atenção o facto de o F. C. Porto ter tido, pela primeira vez na história, o mesmo treinador durante quatro anos, concluímos, em conjunto, que seria melhor terminar a nossa ligação. Desta forma, o clube pode ter a liberdade que lhe assiste de configurar o seu futebol com ideias diferentes. A minha saída do F. C. Porto pautou-se pelos mesmos princípios com que entrei no clube. Poderão parecer palavras de circunstância, mas quero deixar aos adeptos do F. C. Porto, em primeiro lugar, o meu sentido respeito pela forma apaixonada com que os senti ao longo destes quatro anos. Tiveram uma participação decisiva em tudo o que alcançámos. Quero também expressar a gratidão pela administração e, em especial, pelo presidente. Creio que essa gratidão se notou em todos os comportamentos que tive no F. C. Porto. Sem poder cumprimentar pessoalmente todas as pessoas que comigo colaboraram directa ou indirectamente, quero deixar a todos um forte abraço. Em relação a todos os departamentos como comigo trabalharam no dia-a-dia, as palavras que melhor retratam são: obrigado pela competência! Finalmente, os jogadores… Durante quatro anos, partilhámos grandes alegrias e alguns, poucos, momentos infelizes. Guardo de todos o sentimento do dever profissional e do espírito de equipa que dedicaram ao F. C. Porto. A todos eles e àqueles dos quais não tive oportunidade de me despedir quero dizer que vou ser um treinador e uma pessoa que irá seguir as suas carreiras. Desejo-lhes a maior sorte do Mundo. Pegando nas palavras do presidente na altura da despedida, também eu sinto poder dizer que estarei sempre disponível para o F. C. Porto.»




O PORTO SOMOS NÓS!

Declarações do presidente do F. C. Porto.



Jorge Nuno Pinto da Costa falou em exclusivo ao www.fcporto.pt acerca da rescisão amigável do contrato do treinador Jesualdo Ferreira.

«Ao fim de quatro anos em comum, entendemos que necessitávamos de alterar o modelo do nosso futebol e propusemos ao mister Jesualdo Ferreira a troca do cargo de treinador da equipa principal pelo de director técnico de todo o futebol do F. C. Porto. Após uma conversa franca, todavia, fez-nos sentir que deseja treinar mais dois ou três anos, o que percebemos e aceitamos, face à paixão que sempre demonstrou pela profissão. Assim sendo, e tendo em conta o conhecimento que tem da nossa estrutura e do nosso projecto, este momento não constitui uma despedida, mas sim um “até quando quiser!”. Foi isso, de resto, que fizemos questão de lhe sublinhar.»
Fonte: www.fcporto.pt



O PORTO SOMOS NÓS!

Comunicado da F. C. Porto – Futebol, SAD


A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, que rescindiu, por mútuo acordo, o contrato de trabalho que liga a sociedade ao treinador da sua equipa principal de futebol, Jesualdo Ferreira. Esta rescisão produz efeitos a partir da presente data.


O Conselho de Administração
Porto, 26 de Maio de 2010



O PORTO SOMOS NÓS!

Hall of fame - Teófilo Cubillas.




Hall of fame


Teófilo Cubillas



Teófilo Juan Cubillas Arizaga nasceu no dia 8 de Março de 1949 na cidade de Lima no Peru. Foi uma das estrelas máximas do futebol peruano da década de 70 e um dos melhores futebolistas sul-americanos de todos os tempos. Iniciou a sua carreira no Alianza de Lima. Com apenas 16 anos teve a sua estreia na equipa principal e logo no ano seguinte, em 1966, foi o melhor marcador do campeonato com um registo de 19 golos. Voltou a repetir o feito em 1970 ao apontar 22 golos no campeonato.


Em 1972 foi eleito o melhor jogador sul-americano relegando para o segundo lugar Pelé. Nesse mesmo ano foi o marcador máximo da Taça dos Libertadores e na época seguinte foi contratado pelo F. C. Basel da Suiça onde apenas permaneceu 6 meses mas que foi o bastante para se sagrar Campeão.


Na temporada de 1973/74 transferiu-se para o Futebol Clube do Porto onde durante três épocas foi o dono da camisola numero 10 e apontou 65 golos em 108 jogos oficiais. Apesar de não ter conquistado nenhum título na sua passagem pelos azuis e brancos, Cubillas foi autor de grandes golos que ainda hoje são recordados pelos adeptos que tiveram o privilégio de o verem jogar, adeptos esses que o consideram o melhor jogador estrangeiro que já passou por Portugal.


Curiosamente o Futebol Clube do Porto viria a vencer a Taça de Portugal na época em que Cubillas deixou os Dragões em 1976/77. Na temporada seguinte regressou ao seu país para voltar a defender as cores do Alianza de Lima por 2 anos onde se sagrou Bi-Campeão. Em 1979 rumou aos Estados Unidos para jogar pelos Fort Lauderdale Strikers, e nos cinco anos em que vestiu a camisola do clube da Florida marcou 59 golos e converteu-se no melhor goleador da história do clube. Contra o Aztecas de Los Angeles, Cubillas marcou três golos em apenas minutos. Deixou o clube em 1984 quando já tinha 35 anos para regressar mais uma vez ao Alianza de Lima. Retirou-se oficialmente em 1986 com 36 anos de idade, num jogo em que participaram diversas estrelas do mundo inteiro. Em 1987, depois da tragédia em que morreram todos os jogadores do Alianza de Lima, Cubillas voltou a jogar pelo seu clube e retirou-se definitivamente em 1988, mas deixando bem patente que a sua forma, classe e capacidade técnica permanecia intacta.


Cubillas também brilhou com a camisola da sua Selecção. Em 1970 o Peru qualificou-se para o Campeonato do Mundo a realizar no México depois de ter eliminado a Argentina que fazia parte do seu grupo. No Mundial o Peru chegou aos quartos-de-final onde foi eliminado pelo Brasil por 4-2 com os golos peruanos a serem apontados por Cubillas. O Mundial de 1974 disputou-se sem a presença da Selecção Peruana que não conseguiu a qualificação, mas venceu no ano seguinte a Copa América. Em 1978 o Campeonato do Mundo teve lugar na Argentina e depois de na primeira fase a Selecção do Peru ter ficado em primeiro lugar, com Cubillas a apontar 3 golos, não foram alem da segunda fase. O último Mundial em que Cubillas participou foi no ano de 1982 em Espanha, mas a Selecção Peruano ficou em ultimo lugar no grupo. Actualemte Teófilo Cubillas vive na Florida onde tem uma escola de futebol para jovens.
Fonte: estrelas-do-fcp.blogspot.com

Obrigado Cubillas!



O PORTO SOMOS NÓS!

Gelsenkirchen faz hoje seis anos.


O dia 26 de Maio assinala a vitória do F. C. Porto na final da Liga dos Campeões, em Gelsenkirchen, contra o Mónaco (3-0). O jogo, recorde-se, consumou a segunda vitória portista na maior prova Europeia de clubes, depois da vitória de 1987, frente ao Bayern de Munique (2-1), os golos da final foram apontados por Carlos Alberto (39'), Deco (71') e Alenitchev (75').



O PORTO SOMOS NÓS!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Melhor onze de sempre do F. C. Porto.



Os visitantes do blog escolheram ao longo das últimas semanas, o melhor onze de sempre do F. C. Porto e decidiram que os vencedores são:

Guarda-redes: Vitor Baia;

Defesas: João Pinto, Jorge Costa, Ricardo Carvalho e Branco;

Médios: Costinha, Deco e Jaime Magalhães;

Avançados: Futre, Madjer e Jardel;

Treinador: José Mourinho.

Obrigado a todos os que participaram.


O PORTO SOMOS NÓS!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Qual o melhor onze de sempre do F. C. Porto?

A votação para o melhor onze de sempre do F. C. Porto chegou ao fim, para a próxima semana irei publicar os resultados com a equipa vencedora.



O PORTO SOMOS NÓS!


Crónica da semana
por
Abílio Monteiro
Finalmente chegou ao fim a época desportiva 2009/2010, e para o Porto acabou da mesma maneira que tinha iniciado, com mais uma taça conquistada, no balanço final vencemos 2 competições super taça e taça de Portugal, atingimos os oitavos de final na liga dos campeões e ficamo-nos pelo terceiro lugar na liga portuguesa. Para outras equipes seria um saldo positivo, visto que em épocas transactas alguns ficavam-se pela taça de Portugal e outros havia que faziam festa pela conquista única e exclusiva da taça da cerveja.
Para nos Portistas foi uma época negativa, falhamos a primeira liga terceiros não era de nado esperado, queríamos o primeiro lugar, falhamos redondamente, equipe mal preparada e todos nós esperamos que a direcção não se esqueça desta época, porque com os erros também se aprende. Quero deixar aqui um enorme agradecimento ao grandioso treinador Jesualdo Ferreira que tantas alegrias nos deu, que tanto defendeu o clube quando o seu presidente não o podia fazer, sai em grande e ficará para sempre no coração de todos os Portistas.
Pinto da Costa inicia novo mandato a frente do clube esperemos que com sucesso, queremos e necessitamos de um Pinto da Costa à antiga e não o dos últimos 3 anos. Espero numa das minhas próximas crónicas despedir-me de Bruno Alves, é muito bom jogador sem dúvida mas já chateia os recados que envia através do seu pai, se quer tanto sair porque razão renovou contracto em Janeiro, João Pinto, Jorge Costa são capitães que não se esquecem, Bruno Alves já ta esquecido.
Saudações Portistas!
O PORTO SOMOS NÓS!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Hall of fame - Rui Barros.



Hall of fame


Rui Barros


Rui Gil Soares de Barros nasceu no dia 24 de Novembro de 1965 em Lordelo. Começou a jogar nos Aliados de Lordelo por volta dos 12 anos, depois ainda passou pelo Rebordosa e pelo Paços de Ferreira já como júnior. Foi então contratado pelo Futebol Clube do Porto onde foi Campeão Nacional de juniores.

Na época de 1985/86 passou a sénior e foi emprestado ao Sporting da Covilhã. Na temporada seguinte foi de novo emprestado mas desta vez ao Varzim, onde foi Campeão da Zona Norte da 2ª Divisão.

Em 1987/88 fez parte do plantel do F. C. Porto pela primeira vez onde se juntou a muitos jogadores que na época anterior tinham vencido a Taça dos Campeões Europeus. Neste seu ano de estreia com a camisola dos Dragões, Rui Barros sagrou-se Campeão Nacional e ajudou o F. C. Porto a vencer a Taça de Portugal ao derrotar no estádio do Jamor o Vitoria de Guimarães por 1-0. Antes, em Dezembro, já tinha estado em Tóquio para disputar a Taça Intercontinental que os portistas ganharam ao vencerem o Peñarol do Uruguai por 2-1. Mas o momento alto da sua ainda curta carreira no Futebol Clube do Porto aconteceu na 1ª mão da Supertaça Europeia quando a equipa comandada por Tomislav Ivic foi a Amesterdão vencer o Ajax por 1-0 com o golo da autoria de Rui Barros. Na 2ª mão disputada no estádio das Antas, nova vitória dos Dragões por 1-0. No final do seu primeiro ano com a camisola azul e branca, Rui Barros despertou o interesse da Juventus que o levou para Itália.

No clube italiano ficou durante duas temporadas e venceu a Taça UEFA e a Taça de Itália. No verão de 1990 mudou-se para o Mónaco de Arsène Wenger onde Venceu a Taça de França e foi finalista da Taça dos Vencedores das Taças em 1992 que acabaria por perder frente ao Werder Bremen. Na época de 1993/94 transferiu-se para o Marselha onde teve Paulo Futre como companheiro de equipa. Em 1994/95 regressou ao Futebol Clube do Porto onde nas 5 temporadas seguintes sagrou-se Penta-Campeão, venceu 2 taças de Portugal e 3 Supertaças.

Na época de 1999/2000 pendurou as chuteiras e passou a integrar a equipa técnica do F. C. Porto desde 2006/07, ano em que treinou temporariamente os portistas no jogo da Supertaça que os Dragões venceram o Vitoria de Setúbal por 3-0.


Palmarés ao serviço do F. C. Porto como jogador:

1 Taça Intercontinental
1 Supertaça Europeia
6 Campeonatos de Portugal
3 Taças de Portugal
3 Supertaças Cândido de Oliveira.

Palmarés ao serviço do F. C. Porto como treinador:


1 Supertaça Cândido de Oliveira.

Fonte:estrelas-do-fcp.blogspot.com



Obrigado Rui Barros!





O PORTO SOMOS NÓS!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Desabafos de um Dragão...

Desabafos de um Dragão...


Olá a todos!


Chegou ao fim a temporada 09/10, começámos e acabámos a época da mesma maneira, ou seja a ganhar, conquistando a Supertaça Cândido de Oliveira e a Taça de Portugal respectivamente. Falhámos o objectivo principal, que era a conquísta do campeonato. Não se pode dizer que foi uma época negativa, mas de positíva também teve pouco, não são estas duas taças que chegam para nos satisfazer, visto que queremos sempre mais, ao contrário de alguns, que ganham uma taça de latão e ficam todos contentes.

Como já referi, no passado Domingo trouxémos mais uma taça para o nosso museu. Foi uma festa bonita que se assistiu nas bancadas do Estádio Nacional, com os adeptos a puxarem pelas equipas, e aproveito desde já, não só po felicitar os Portistas, como também os Flavienses que compareceram em grande número apesar da longa viagem que tinham pela frente.

No regresso a casa, muitos adeptos de ambas as equipas foram apedrejados por delinquentes, que com certeza estavam com a cabeça inchada por não terem podido participar na festa. Sei que é complicado, queriam fazer a festa no Porto e não conseguiram e depois viram passar o Dragão a triunfar na cidadezica deles, temos pena a Invicta somos nós.

Agora uma coisa é certa, a comunicação social parece que fechou os olhos ao que se passou em releção aos adeptos terem sido apedrejados, se fosse no norte falava-se a semana toda, mas como foi no sul, passa tudo ao lado. É por isso que algums pessoas deste país me metem nojo, cambada de centralistas e de vendidos sem um pingo de isenção.

Mas é com isto que temos de lidar, e ainda bem, porque quanto mais nos tentam calcar mais nós triunfámos, sempre contra tudo e contra todos.

Até à próxima e ja sabem:


O PORTO SOMOS NÓS!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

15ª Taça de Portugal.



G. D. Chaves-1 - F. C. PORTO-2
Marcadores: Guarín (14m), Falcao (23m).


Final da Taça de Portugal 2009/10
Estádio do Jamor, em Oeiras
(16 de Maio de 2016).


F. C. PORTO: Helton; Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín, Raul Meireles e Belluschi; Hulk e Falcao. Substituições: Raul Meireles por Tomás Costa (46m), Miguel Lopes por Rodríguez (63m) e Guarín por Valeri (71m). Não utilizados: Beto, Maicon, Farías e Addy.
Treinador: Jesualdo Ferreira.


Mais uma final vencida, em que podíamos ter saído com uma goleada do Jamor, se não fossem as oportunidades claras de golo desperdiçadas. Foi a nossa 15ª vitória na Taça de Portugal, que fez com que mais uma vez ela venha para a Invicta, parabéns equipa.
Deixo também uma palavra para a bonita festa que se fez nas bancadas Jamor entre os adeptos dos dois clubes, dando os parabéns aos adeptos do Chaves, que apareceram em grande número e foram incansáveis no apoio à sua equipa.


Hulk foi considerado o melhor jogador em campo na final da Taça de Portgual.


O PORTO SOMOS NÓS!

sábado, 15 de maio de 2010

Convocados, e provável onze para o jogo de amanhã.



Lista de convocados: Helton, Bruno Alves, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Valeri, Falcao, Rodríguez, Hulk, Rolando, Alvaro Pereira, Maicon, Farías, Tomás Costa, Miguel Lopes, Addy, Beto e Fernando.


As finais não se jogam, ganham-se.


O PORTO SOMOS NÓS!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Taça de Portugal: Informações úteis.

Na expectativa de agilizar a chegada dos adeptos do F. C. Porto ao Estádio do Jamor, onde se disputa a final da Taça de Portugal, o blog oficializado pelo clube disponibiliza, desde já, algumas informações relevantes, a ser tomadas em consideração.

O jogo entre o F. C. Porto e o Desp. Chaves realiza-se no próximo domingo, às 17h00, e é conveniente que todos os que vão acompanhar a partida ao vivo se desloquem para o recinto com a devida antecedência, de modo a evitar qualquer tipo de atraso.

- Rota de acesso rodoviário para quem se desloca do Norte: A1 (saída do «Carregado», direcção A10); A10 (saída A9 – CREL); A9 (direcção Av. Marginal; Acesso ao P1 e P2.

- Rota de acesso rodoviário para quem se desloca do centro de Lisboa: A5 (direcção Cascais); Saída Caxias – Av. Marginal; Acesso ao P1 e P2. [Nota: Na A5 não utilizar a saída com sinalização laranja «Estádio»; prosseguir e utilizar sempre a saída Caxias – Av. Marginal).

- Os adeptos do F. C. Porto devem estacionar no Parque 1 (próximo da Porta Sul) e entrar no Estádio do Jamor pela Porta Sul [Nota: Apesar de o acesso ao interior do Estádio do Jamor poder ser efectuado por qualquer porta, é de todo recomendável que os adeptos do FC Porto utilizem a Porta Sul, pois esta dá acesso directo ao «Topo Sul», bancada que lhes está reservada].
Fonte: www.fcporto.pt



O PORTO SOMOS NÓS!

Comunicado da F. C. Porto – Futebol, SAD.



Confrontado com o comunicado «O Sport Lisboa e ............... e a Taça de Portugal», entende o Conselho de Administração da F. C. Porto – Futebol, SAD sublinhar o seguinte:

1 – O clube em questão não é parte interessada da final da Taça de Portugal 2009/10, pelo que não se percebe qualquer declaração ou posicionamento sobre o evento;

2 – O comunicado do ............., assim sendo, pode ser interpretado como tentativa prévia de dissimular ou desculpar eventuais casos de violência, cujos autores se adivinham...;

3 – Por fim, a moralidade e os valores não se apregoam em comunicados de intenção duvidosa e que contrastam com incentivos à violência e recurso às armas difundidos pela ............. TV. Ao invés, praticam-se...

Porto, 14 de Maio de 2010
O Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD.


O PORTO SOMOS NÓS!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Crónica da semana.

Crónica da semana


por


Abílio Monteiro



E pronto está feito, no passado fim de semana acabou a liga portuguesa de futebol e temos novo campeão, imprensa contente e comentadores a felicitar o campeão, eu também o podia fazer, dizer que foi justo, merecido, podia se fosse uma pessoa hipócrita, falsa como muitos que por ai andam. Como é possível uma equipe que em 30 jogos termina 10 deles em superioridade numérica, com expulsões na maior parte das vezes absurdas, será que se esqueceram das declarações do presidente da equipe que venceu o campeonato, ele disse para quem quis ouvir que o importante não era contratar bons jogadores mas sim colocar as pessoas certas na liga de clubes, e que bela contratação foi o Ricardo Costa que como se veio a constatar durante o campeonato, que categoria teve este senhor ao enfraquecer os mais directos adversários do seu clube.


Portanto não me peçam para felicitar o campeão, nem me venham dizer que tem a ver com o meu Portismo, porque esta época quem realmente merecia ganhar a liga por tudo o que fez sem benefícios muito pelo contrario era o Braga. Ao Porto resta a final da taça, os adeptos vão lá estar em força porque é nestas horas que se vêm os verdadeiros adeptos.


Saudações Portistas!



O PORTO SOMOS NÓS!

Câmara do Porto boicota mensagem do F. C. Porto para o Papa.


A Câmara Municipal do Porto decidiu impedir que o F. C. Porto exibisse uma mensagem ao Papa Bento XVI, aquando da sua passagem pela Avenida dos Aliados. Aproveitando a fachada da sua antiga sede, o clube concebeu e colocou um pendão com uma saudação a Sua Santidade, simbolizando o respeito de toda a família portista e, naturalmente, de muitos milhares de portuenses.

Os fiscais da autarquia, todavia, compareceram esta tarde na antiga sede do F. C. Porto e ordenaram a remoção da mensagem, ameaçando até com a chamada do corpo de bombeiros, caso o clube não acatasse de imediato esta «católica» prepotência.

Clique no link abaixo para ver o pendão que o F. C. Porto preparou para saudar o Papa:


Câmara do Porto = VERGONHA


O PORTO SOMOS NÓS!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Hall of fame - Józef Mlynarczyk



Hall of fame



Mlynarczyk




Józef Mlynarczyk nasceu no dia 20 de Setembro de 1953 na cidade de Nowa Sol, a Polónia.

Fez a sua estreia como futebolista no BBTS Bielsko-Biala. Na temporada de 1977/78 mudou-se para o Odra Opole, clube onde permaneceu até a temporada de 1981/82, altura em que se transferiu para o Widzew Lodz. No Lodz, Mlynarczyk sagrou-se Campeão da Polónia pela primeira vez na sua carreira, Título que voltaria a repetir na temporada seguinte ainda a defender a baliza do Widzew Lodz.

No ano de 1982 esteve presente no Campeonato do Mundo de Espanha onde foi o titular da baliza da Polónia que conquistou o terceiro lugar na competição.

Na época de 1984/85 foi para França defender as cores do Bastia. No início de 1986 chegou ao Futebol Clube do Porto e fez a sua estreia no Campeonato Nacional no estádio da Luz contra o Benfica onde mostrou logo a sua grande categoria.

Em 1986 voltou a marcar presença no Campeonato do Mundo do México, onde a Selecção da Polónia defronto e venceu a Selecção de Portugal, mas acabou por ficar em terceiro lugar na fase de grupos. No plantel portista Mlynarczyk teve sempre a concorrência de Zé Beto, guarda-redes com quem partilhou a caminhada triunfal até chegar a Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1987 onde teve pela frente os alemães do Bayern de Munique e onde mais uma vez demonstrou toda a sua classe e foi um dos pilares para que o Futebol Clube do Porto de sagra-se pela priemira vez na sua história, Campeão Europeu.

Na época seguinte, 1987/88, o guardião polaco continuou a ser o dono da baliza dos Dragões que conquistaram o Título de Campeões Nacionais com 15 pontos de vantagem sob o segundo classificado. Mas a maior vitória dessa temporada aconteceu no dia 13 de Dezembro na longínqua cidade de Tóquio onde sobre um terreno de jogo completamente coberto de neve os portistas bateram os Campeões Sul-Américanos do Peñarol, e de novo com uma excelente exibição de Mlynarczyk. Apenas 1 mês mais tarde, voltaria a ser o titular da baliza do F. C. Porto que defrontou no estádio das Antas os holandeses do Ajax na segunda-mão da Supertaça Europeia que os Dragões venceram por 1-0, igual resultado conseguido na Holanda no jogo da primeira-mão. Ainda nessa temporada, O F. C. Porto venceu a Taça de Portugal ao ganhar a final por 1-0 contra o Vitoria de Guimarães.

Manteve-se no Futebol Clube do Porto até terminar a sua carreira na época de 1989/90 devido a uma lesão grave, não sem antes ver o seu sucessor, um jovem de nome Vítor Baía, a ocupar o lugar que lhe tinha pertencido na defesa da baliza do F. C. Porto. Depois de terminada a sua carreira como futebolista, Mlynarczyk continuou no F. C. Porto a fazer parte da equipa técnica onde tinha a função de treinador de guarda-redes. Alguns anos mais tarde voltou para o seu país para desempenhar idênticas funções primeiro na Selecção Polaca e depois no Widzew Lodz.

Palmarés ao serviço do F. C. Porto:

1 Taça Intercontinental
1 Taça dos Campeões Europeus
1 Supertaça Europeia
3 Campeonatos de Portugal
1 Taça de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira.
Fonte: estrelas-do-fcp.blogspot.com


Obrigado Mlynarczyk!




O PORTO SOMOS NÓS!

Jantar do 3º aniversário do blog.



Agradeço a presença dos meus amigos no jantar do 3º aniversário do blog, e que para o ano possamos estar novamente todos presentes a conviver e a celebrar mais um ano de existência.


O PORTO SOMOS NÓS!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Final da Taça de Portugal.



G. D. Chaves x F. C. PORTO
Taça de Portugal (Final).

Data: 16-05-2010 Hora: 17:00 Local: Estádio Nacional TV: TVI


O PORTO SOMOS NÓS!

Quatro jogadores do F. C. Porto na seleção nacional.



Beto, Bruno Alves, Rolando e Raul Meireles foram convocados por Carlos Queirós para integrarem a lista de jogadores que vão estar presentes em África do Sul, para disputar o próximo Mundial. O FC Porto é, desta forma, o emblema mais representado na equipa das Quinas.


O PORTO SOMOS NÓS!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Desabafos de um Dragão...

Desabafos de um Dragão...


Ola a todos!


Terminou ontem a liga Portuguesa, uma liga onde aconteceu de tudo um pouco, desde castigos, a decisões que nunca ninguém entendeu, a não ser os papagaios de Lisboa. O vencedor vinha sendo anunciado à muito tempo, mas foi na derradeira jornada que conseguiu vencer a liga dos túneis, mais uma vez com a ajuda do homem do apito, expulsando o jogador do Rio Ave logo aos dez minutos.

Já vejo futebol à alguns anos, e não me recordo duma época assim, em que uma equipa é "levada ao colo" desde o princípio até ao fim do campeonato, não estou a por em causa o futebol jogado, esse foi bom, mas jogar quase sempre contra dez é sempre muito mais fácil, marcar golos em fora-de-jogo, também é fácil e muitas outras decisões que nem vale a pena mencionar.

Ontem só fiquei com uma dúvida, parece que agora o vencedor do campeonato recebe o troféu mal consiga sagrar-se campeão, e ontem foi o que aconteceu no estádio da luz, no fim do jogo eles receberam a taça. Eu agoro pergunto se o Braga tivesse sido campeão como é que a taça iria para a Madeira?
São demasiadas coincidências numa só época...
Até à próxima e ja sabem:
O PORTO SOMOS NÓS!

domingo, 9 de maio de 2010

Terminou a época.


U. D. Leiria-1 - F. C. PORTO-4
Marcadores: Guarín (60m), Falcao (63m e 87m, g.p.), Rodríguez (83m).

Liga 2009/10, 30ª jornada
8 de Maio de 2010
Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria
Assistência: 2.694 espectadores.


F. C. PORTO: Beto; Miguel Lopes, Rolando «cap», Nuno André Coelho e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi, Valeri e Guarín; Hulk e Falcao. Substituições: Valeri por Rodríguez (46m) e Belluschi por Tomás Costa (79m). Não utilizados: Nuno, Maicon, Farias, Addy e Orlando Sá.
Treinador: José Gomes.

Chega assim ao fim a liga dos túneis, conseguimos a vitória na última ronda, dando a volta ao marcador depois de estarmos a perder por uma bola a zero. Mais uma vez a equipa mostrou que é competente, dando provas de que tem muito valor e se não fossem algumas lesões e todos aqueles esquemas que todos conhecem, o campeonato podia ter sido muito diferente. Ficámos em terceiro lugar, não era aquilo que queríamos, mas foi o que aconteceu, há que lutar na próxima época para recuperármos o que é nosso por natureza.


O PORTO SOMOS NÓS!


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Taça de Portugal: Bilhetes à venda este sábado.


Os ingressos para a final da Taça de Portugal são colocados à venda este sábado, na Bilheteira Nascente do Estádio do Dragão, em exclusivo para os associados detentores de Dragon Seat, aos preços de 10, 15 e 25 euros.

A venda será alargada aos restantes sócios no domingo, sendo obrigatória a apresentação do cartão de associado.

Notas: - Os associados podem adquirir um ingresso por cada cartão de sócio.- Horário da Bilheteira Nascente: sábado (10h00-18h00); domingo (14h00-18h00).


O PORTO SOMOS NÓS!

Lazaretti não!


Está aberta a época do disparate! Não se discute a qualidade do atleta (que é inatacável), regista-se apenas a notícia que nunca o será efectivamente. A Bola escreve que Gustavo Lazaretti está «a caminho do F. C. Porto». O Labaredas garante que não e deixa apenas uma pergunta: Para onde irá? A promoção do seu nome já principiou... As invenções, essas, nunca vão terminar.


O PORTO SOMOS NÓS!




Convocados, e provável onze para o jogo de amanhã.


Lista de convocados: Guarín, Belluschi, Valeri, Falcao, Rodríguez, Hulk, Rolando, Alvaro Pereira, Maicon, Nuno André Coelho, Farías, Tomás Costa, Miguel Lopes, Addy, Beto, Fernando, Orlando Sá e Nuno.


O PORTO SOMOS NÓS!


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Crónica da semana.

Crónica da Semana

por

Abílio Monteiro


Faltam noventa minutos para o final da liga. No passado fim-de-semana ficamos com a certeza do terceiro lugar, o que já vinha sendo anunciado confirmou-se, após anos e anos a disputar a liga dos campeões, na próxima época iremos disputar a liga Europa, mas apesar de tudo muito saborosa foi a vitória no Domingo, queriam festejar no nosso estádio a conquista da liga, vinham com a certeza que era fácil, reservaram rotundas, compraram fogo de artifício, e esqueceram-se que a equipe que iam ter pela frente ainda é a actual campeã, perderam, foram humilhados, saíram no intervalo a perder por um, quando voltaram o árbitro vendo que 11 contra 11 era muito para eles, tratou de equilibrar, expulsou um jogador nosso e poucos minutos depois empatam o jogo, na mente deles e de muita gente estava resolvido, puro engano grande resposta da nossa equipe, enorme o nosso treinador na leitura do jogo, lição dentro e fora de campo foi o que eles levaram.

Este jogo também a nós Portistas, nos fez ver que este foi um ano mau, e nada mais, com esta equipe sem lesões e sem castigos inventados éramos campeões sem dificuldade.

Saudações Portistas!

BRAGA E RIO AVE MOSTREM A FORÇA DO NORTE.



O PORTO SOMOS NÓS!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Hall of fame - Drulovic.



Hall of fame



Drulovic



Ljubinko Drulovic nasceu no dia 11 de Setembro de 1968 em Nova Varos na jugoslávia.

Fez a sua estreia a nível Professional no FK Sloboda Tuzla da Bósnia na temporada de 1988/89 onde permaneceu também na época seguinte. Na época de 1990/91 ingressou no FK Radniki Beograd da Sérvia clube que representou igualmente na temporada seguinte. Em 1992/93 chegou a Portugal para representar o Gil Vicente, logo na primeira época ao serviço do clube de Barcelos disputou 32 jogos e apontou 10 golos. Na temporada seguinte continuou a ser um dos melhores jogadores da formação gilista que já tinha marcado sete golos em doze jogos, e começou a ser alvo de cobiça por parte das melhores equipas, e a meio da época transferiu-se para o Futebol Clube do Porto.

Nos Dragões foi desde logo um dos jogadores mais influentes ao apontar 11 golos em 21 partidas. Na época de 1994/95, Drulovic sagrou-se pela primeira vez Campeão Nacional. Em 1995/96 ajuda o F. C. Porto a ser Bi-Campeão, e junta também a Supertaça. Na temporada de 1996/97 e com a chegada do brasileiro Mário Jardel, Drulovic passou a marcar menos golos mas a fazer muitas assistências para o avançado brasileiro ser o melhor marcador do campeonato. No final da época sagrou-se novamente Campeão e foi um dos jogadores que ajudaram o F. C. Porto pela primeira vez na sua história a ser Tri-Campeão. Na temporada seguinte o domínio do F. C. Porto continuou e no final da época foi uma vez mais Campeão Nacional, o que foi o Tetra-Campeonato para os Dragões. Nessa época juntou a conquista da Taça de Portugal e da Supertaça. Na época seguinte, 1998/99, Drulovic voltou a sagrar-se Campeão e inscreveu o seu nome na história do Futebol Clube do Porto como um dos poucos jogadores que estiveram em todos os campeonatos do Penta. Nessa temporada voltou a juntar a Supertaça ao Campeonato conquistado.

Em 1999/2000 apenas conquistou a Taça de Portugal ao derrotar o Sporting. O mesmo aconteceu na temporada de 2000/01 com a vitória sobre o Marítimo no Jamor. No final dessa época não chegou a acordo com o F. C. Porto para renovar o seu contracto e assim ao fim de quase oito anos a vestir a camisola dos Dragões, Drulovic trocou o clube das Antas pelo ................ No clube lisboeta nem todo correu bem nas duas temporadas que por lá permaneceu e em 2003/04 mudou-se para o Partizan de Belgrado onde regressou ao Estádio das Antas para defrontar o Futebol Clube do Porto na Liga dos Campeões. Na época de 2004/05 regressou a Portugal para jogar pelo F. C. Penafiel, mas não chegou a terminar o campeonato já que em Dezembro de 2004 foi dispensado e terminou assim a sua brilhante carreira.

Ficará de certeza na memória de todos os adeptos do F. C. Porto principalmente pelas assistências que tantos golos acabaram por dar, algumas delas com centros de trivela. Pela Selecção da Jugoslávia disputou 38 jogos e marcou 3 golos. Esteve presente no Campeonato do Mundo de 1998 e no Campeonato da Europa de 2000.


Palmarés ao serviço do F. C. Porto:

5 Campeonatos de Portugal
3 Taças de Portugal
4 Supertaças Cândido de Oliveira.
Fonte: estrelas-do-fcp.blogspot.com

Obrigado Drulovic.


O PORTO SOMOS NÓS!


Liga Portuguesa, 30ª. Jornada.



U. D. Leiria x F. C. PORTO
Liga Portuguesa (30ª Jornada)

Data: 08-05-2010 Hora: 19:15 Local: Estádio Dr. Magalhães Pessoa TV: SportTV1


O PORTO SOMOS NÓS!


Assembleia Geral Ordinária Eleitoral.


Nos termos dos artigos 95º e seguintes dos Estatutos, convoco os Senhores Associados do FC Porto a reunirem-se em Assembleia Geral Eleitoral, no próximo dia 15 de Maio de 2010, no Dragão Caixa (Entrada Sul), com a seguinte Ordem de Trabalhos:

ÚNICO: Eleição dos Corpos Gerentes e Conselho Superior do FC Porto para o triénio 2010/2013.

Com a observação do prescrito nos Artigos da Secção II do Capítulo VI da Lei Estatutária, a Assembleia funcionará das 10 até às 19 horas, ininterruptamente.

- Os Senhores Associados que desejem exercer o direito de voto deverão ter a quota referente ao mês de Abril de 2010;

- Só poderão votar os sócios efectivos com mais de três meses de filiação.

Porto, 05 de Maio de 2010
O presidente da Assembleia Geral



O PORTO SOMOS NÓS!


«Mal informado» está o senhor!


Diz Fernando Seara, em resposta a um comunicado do Conselho de Administração da F. C. Porto, SAD, que as claques dos Dragões também não estão legalizadas.

Apesar de sublinhar o «também», que confirma que as do seu clube não estão, de facto, de acordo com a lei, o Labaredas não pode deixar passar a oportunidade para dizer a este senhor que os grupos de adeptos Super Dragões e Colectivo 95 estão registados e legalizados há vários anos.

Em vez de se preocupar com teses sobre «escribas» e apostar em discursos bacocos, devia passar a filtrar os «espíritos santos de orelha» e as fontes inquinadas que o manipulam, empobrecem as suas opiniões e reforçam o ridículo.


O PORTO SOMOS NÓS!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Desabafos de um Dragão...


Desabafos de um Dragão...

Olá a todos!

Vou começar este meu desabafo, dando os parabéns à minha equipa, pela forma como ontem jogou e derrotou o clube da rôla. Foi de uma maneira brava, cheia de raça e com muita vontade que se viu que os jogadores queriam muito vencer e dedicar-nos a vitória. Obrigado rapazes!

Deixo também uma palavra para todos os adeptos presentes no Estádio do Dragão, que foram incansáveis em dar apoio à equipa, mostrando a nossa verdadeira força.
Durante toda a semana que passou, falou-se de tudo, da festa do título no Dragão, nos Aliados e que o título se iria resolver de maneira fácil, mas esqueceram-se de um pequeno grande pormenor, é que pela frente iria estar uma equipa pronta para estragar a tal festa anunciada á muito tempo.
O jogo de ontem só teve um aspecto positivo, que foi a derrota do clube da rôla, porque matemáticamente também perdemos o segundo lugar que dava acesso à Liga dos campeões, sendo assim o nosso destino esta época é mesmo o terceiro lugar. Há épocas assim, com certeza que para a próxima iremos fazer melhor. Mas voltando ao jogo deu-me um gozo tremendo ver tantos "cabeçudos", meterem o rabinho entre as pernas, estavam com tanta folia no início, que no fim perderam o pio.

Para terminar deixo umas palavras à nosso Polícia, que desde já digo, é muito fraca.

Só se sabiam virar para os adeptos portistas, depois no decorrer do jogo, o grupico de amigos vestidos de vermelho fazia o que queria, nomeadamente a atirar petardos para a nossa bancada, a bancada de adeptos portistas, e a polícia nada fazia, a não ser mandar sair os adeptos e sócios do Porto, que por acaso têm lugar cativo nessa bancada e tiveram de ir para outro local, eu só digo uma coisa, se fosse ao contrário a polícia sabia o que fazer. Uma vergonha.

Para terminar, vou esperar para ver o que a comissão disciplinar da liga irá fazer em relação ao Luisão, que atirou um isqueiro para a bancada... Nós iremos estar atentos...

Até à próxima e já sabem:

O PORTO SOMOS NÓS!



Comunicado da F. C. Porto – Futebol, SAD.


Tendo em apreço o jogo da 29ª jornada da Liga 2009/10, entre o F. C. Porto e o ..............., vem a Administração da F. C. Porto – Futebol, SAD comunicar o seguinte:


1 – O ................... não tem dimensão moral para apontar o que quer que seja em matéria de comportamento de adeptos e de organização de jogos;

2 - O clube, de resto, é o denominador comum nos seguintes factos: morte de espectador numa final da Taça de Portugal; ataque a uma equipa de hóquei em patins, que deixou um atleta do F. C. Porto em coma; incêndio de um autocarro de portistas em visita ao pavilhão da Luz; invasão de campo e agressão a um árbitro assistente; conivência e apoio a claques não legalizadas, que acarreta multas a ritmo quase semanal, devido ao lançamento de material pirotécnico diversificado; colocação estratégica de stewards num túnel, a fim de provocar a equipa adversária;

3 – Não faz sentido, por conseguinte, que dirigentes ou papagaios falem sobre temáticas como a segurança. E não será a complacência ou o deferimento das forças da autoridade que apagará os factos supracitados ou legitimará discursos atabalhoados;

4 – O jogo deste domingo, no Estádio do Dragão, apenas veio sublinhar o despudor vermelho;

5 – É normal que «virgens ofendidas», que conseguem que a polícia responda a sacos de tinta com tiros de «shotgun», arrombem portas de um balneário?

6 – Faz sentido que um dirigente suspenso consiga comparecer na zona técnica, ainda por cima com direito a escolta policial?

7 – É «fair play» ver um jogador lançar um objecto e cuspir para a bancada?

8 – A violência é algo que, efectivamente, deve ser erradicado. Mas a incoerência, os abusos de autoridade e as provocações também devem sê-lo;

9 – Diz o ............. que a PSP deve ter «critérios uniformes por todo o país». Aqui chegados, finalmente uma verdade. De facto, os critérios devem ser uniformes, mas acontece que nunca o F. C. Porto entrou em Lisboa com tiros de «shotgun» (basta recordar a recente chegada da comitiva do F. C. Porto ao Estoril…), nunca um comandante de polícia fez uma espécie de «guarda de honra» aos seus responsáveis e nunca um par de agentes acompanhou um treinador azul e branco à sala de Imprensa;

10 – O F. C. Porto aguarda tranquilamente os relatórios da força policial e dos responsáveis da Liga, seguro de que, dentro do campo, derrotou claramente o seu adversário e que este campeonato será para sempre recordado por túneis e pelas decisões da Comissão Disciplinar


Porto, 03 de Maio de 2010
O Conselho de Administração da F. C. Porto – Futebol, SAD.



O PORTO SOMOS NÓS!



3º aniversário do blog.


Completa-se hoje o terceiro ano de existência do blog, com o intuito de defender sempre o nosso clube, foram três anos de muito trabalho, mas quem anda por gosto não cansa, e iremos continuar a defender sempre o nosso PORTO.

Obrigado a todos os que colaboram com o blog, bem como todos aqueles que o visitam.


O PORTO SOMOS NÓS!

Reservado para verdadeiros campeões.


F. C. PORTO-3 - ................-1
Marcadores: Bruno Alves (42m), Farias (58m), Belluschi (83m).

Liga 2009/10, 29ª jornada
2 de Maio de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 44.902 espectadores.

F. C. PORTO: Beto; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap» e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi, Raul Meireles e Guarín; Hulk e Farias. Substituições: Raul Meireles por Miguel Lopes (56m) e Farias por Rodríguez (61m) e Belluschi por Tomás Costa (90m). Não utilizados: Nuno, Valeri, Maicon e Orlando Sá.
Treinador: Jesualdo Ferreira.


Uma grande noite de futebol que a nossa equipa nos ofereceu, apesar de tudo o que se passou em campo, como vergonhosa actuação do árbitro, conseguimos impedir a festa antecipada. Parabéns a todos.

Fomos Bravos e valentes!

Deixo aqui uma palavra à nossa polícia, que também é uma vergonha, vendo os adeptos visitantes a atirarem petardos para os nossos e não fizeram nada, virando se para nós.


O PORTO SOMOS NÓS!

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue