Fernando Pascoal das Neves, mais conhecido por "Pavão", nasceu em Chaves no dia 12 de Agosto de 1947..
Foi juvenil no Grupo Desportivo de Chaves na sua formação, e nos júniores do F.C.Porto. Aos 18 anos de idade, estreia-se a titular sénior do F.C. Porto contra o ....., chegando a ser capitão da equipa ainda muito jovem quando o seu treinador era José Maria Pedroto. Pavão venceu a Taça de Portugal na época 1967/68 contra o Vitória de Setúbal. No dia 5 de Fevereiro de 1973, jogou um amigável contra os Ingleses do "Manchester United" no Estádio das Antas e aquele génio da bola já era falado ser o substituto de Bobby Charlton.
No dia 16 de Dezembro do ano 1973, a equipa principal do F.C. Porto orientada pelo mister Bela Guttmann, recebia a equipa do Vitória de Setúbal, equipa de luxo candidata ao título treinada pelo mister José Maria Pedroto, jogo para o Campeonato Nacional. Na jornada 13 ao minuto 13, Pavão fez um passe para Oliveira e estatelou-se no relvado, não mais se levantou o Internacional Português ficando em estado de coma. Foi transportado para o Hospital de S. João e 1 hora depois foi anunciada a sua morte. O jogo continuou e o F.C. Porto venceu por 2-0.
No final já se sabia através da rádio que Pavão tinha morrido, o Estádio das Antas estava cheio de pessoas que sentiram todo aquele silêncio nesse dia triste que nunca mais se esquecerá.
Descansa em paz Pavão!
O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário