segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Entrada com o pé "esquerdo"!



Vitória sc-0 - FCPORTO-1
Marcador: Hulk (45m, g.p.).


Liga 2011/12, 1.ª jornada
14 de Agosto de 2011
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Assistência: 19.812 espectadores


FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza, Guarín e João Moutinho; Hulk, Kleber e Varela.
Substituições: Guarín por Rúben Micael (48m), Kleber por Falcao (67m) e Varela por Belluschi (73m).
Não utilizados: Bracali, Maicon, Alvaro e Djalma.
Treinador: Vítor Pereira.


Três é o número que sobressai e gira em torno da vitória (1-0) com que o campeão começou a defender o título em Guimarães, precisamente onde, na época passada, perdeu os primeiros pontos de uma trajectória sem derrotas. Ao terceiro “round”, depois da goleada da Taça de Portugal e do “tri” na Supertaça, os Dragões voltaram a derrotar o Vitória. Desta vez, em ambiente adverso, para que não restem dúvidas.

Ao terceiro encontro consecutivo não havia mais segredos. A expectativa em torno da estratégia a apresentar por cada uma das equipas era diminuta e a ilusão de que o Vitória poderia dividir o jogo com o FC Porto morreu em cinco minutos. Um remate de Varela, a que Nílson reagiu apenas com o olhar de quem não poderia fazer muito mais, liquidou a aparência e marcou a assumpção vimaranense de uma trama de contra-ataque.

Num exercício de domínio progressivo, que tardou a acrescentar expressão ao resultado, Kleber dispôs de duas ocasiões soberanas para marcar, mas seria Hulk a desfazer o empate, desde a marca de grande penalidade, numa sequência lógica de influência crescente do Incrível e de sanção de um derrube a Sapunaru na área do Vitória, nos últimos instantes da primeira parte.

Só depois do intervalo, o Vitória, movido pela desvantagem, foi capaz de introduzir alteração significativa à configuração de jogo, passando, por fim, a repartir a iniciativa com o campeão, contribuindo para a aceleração da partida e para o acréscimo de variantes ao encontro, que, até então, quase se resumira, na forma e no feitio, a um género jogado de “sentido único”.

O assédio final dos vimaranenses, mesmo que desesperado e previsível, de que as três substituições operadas em simultâneo por Manuel Machado são um claro indício, não invalida nem encobre, sobretudo pelo volume e pela qualidade, o facto de os Dragões terem gozado, antes e depois, de óptimas oportunidades para “matar” o jogo. Por Kleber, mesmo antes de ser substituído por Falcao, pelo seu próprio substituto, um pouco mais tarde, e ainda por Hulk.

Se a todos os dados descritos, que não ignoram o superior desempenho de Helton, for acrescentada a grande penalidade cometida sobre Hulk, que ficou por sancionar, quando o resultado não registava ainda qualquer golo, fica tudo dito sobre a justiça da vitória portista. O campeão segue na frente.


Resumo do jogo




O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue