quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Crónica da semana.

Crónica da semana


por


Abílio Monteiro



Houve final da supertaça Cândido Oliveira no passado sábado?

Houve que eu estive lá, pela indiferença dada pela maioria da comunicação social parece que não, nos jornais do dia posterior uma analise rápida ao jogo, pontuação dos jogadores, declarações dos treinadores e de dois ou três jogadores, nas televisões uma alusão rápida ao jogo. Na segunda-feira já quase nem se falava do jogo. E qual a razão de tamanha indiferença? Muito simples, quem ganhou foi o F.C. PORTO porque se o resultado fosse diferente, teríamos meio jornal a falar da supertaça as televisões de 10 em 10 minutos a passar imagens do jogo a semana toda a falar na conquista de mais um troféu, mas para azar de muita gente fomos nós que ganhamos.


Em relação ao que se passou no sábado, não foi o resultado que me impressionou mas sim a maneira com que o conseguímos, dominámos por completo, muito mais futebol que o adversário, podem arranjar mil e uma desculpas mas não jogaram mais porque o Porto não deixou, pressão altíssima, boa circulação de bola, um treinador que colocou uma equipe forte em campo e acima de tudo mostrou que sabe ler o jogo, que mesmo em termos de substituições deu uma lição ao seu adversário. Não posso deixar passar em claro as opiniões deixadas por certos comentadores do jornal ...... que usa como heterónimo jornal a bola, um tal de Cruz dos Santos que viu um penalti sobre Coentrão, mas não viu um lance igual minutos antes na área do ..... de David Luís sobre Falcao, também afirma que David Luís não agrediu Sapunaru foi sem intenção, tenho para comigo que esse senhor usa óculos mas daqueles que se compram em Penafiel.


Miguel Sousa Tavares surpreende-me semana após semana, sempre crítico em relação a Villas-Boas, na semana que antecedeu a supertaça criticou treinador e jogadores e afirmou que este Porto poucas hipóteses teria de vencer, após o jogo vem justificar que fez essas declarações com intuito de espicaçar os jogadores. E o burro sou eu? Um conselho que lhe deixo, o melhor para si é gravar os jogos do Porto e visualiza-los da parte da manhã, porque dizer que João Moutinho foi a par de Hulk o pior jogador do Porto pode conduzir a comentários pouco abonatórios em relação à sua pessoa.


O arbitro João Ferreira teve igual a si próprio, arbitragem excelente para os que de vermelho vestiam senão vejamos, Sapunaru é agredido com uma cotovelada aos 15m por Cardozo, César Peixoto aos 41 agride violentamente Varela, aos 57 David Luiz pisa o pé de Sapunaru e Carlos Martins não querendo ficar esquecido atinge Belluschi aos 78 com uma entrada violentíssima, todos eles lances passíveis de cartão vermelho, mas o Sr. Ferreira decidiu poupar os atletas ao vermelho, era complicado desfalcar a sua equipe de 4 jogadores para a primeira jornada do campeonato.


Temos de ser fortes muito fortes, porque esta arbitragem só vem reforçar o que disse na semana passada, temos de defrontar 11 jogadores em campo acrescida de uma equipe de arbitragem.

Saudações Portistas!


O PORTO SOMOS NÓS!

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue