Hall of fame
Benni McCarthy
Benedict Saul McCarthy nasceu no dia 12 de Novembro de 1977 na Cidade do Cabo na África do Sul.
Benni fez a sua estreia como futebolista profissional com apenas 17 anos, na temporada de 1995/96 na equipa do Seven Stars na qual permaneceu na época seguinte até que foi contratado pelo Ajax de Amesterdão. Em 1997/98 e já ao serviço do clube holandês, Benni sagrou-se Campeão e conquistou a Taça da Holanda, competição que voltou a vencer na temporada seguinte.
Na época de 1999/2000 o avançado africano transferiu-se para o Celta de Vigo de Espanha onde acabou por não ser muito feliz e a meio da temporada de 2001/02 Benni foi emprestado ao Futebol Clube do Porto. Estreou-se com a camisola dos Dragões no dia 10 de Fevereiro de 2002 num jogo contra o ......... em que os portistas venceram por 3-2. Benni actuou ainda em mais 10 jogos e marcou 12 golos. No final desse campeonato os espanhois do Celta de Vigo chamaram-no de volta apesar da vontade do jogador ser ficar no F. C. Porto. Mas definitivamente os ares de Espanha não lhe eram favoráveis e assim no final de 2002/03 McCarthy voltou ao Futebol Clube do Porto, desta vez a título definitivo.
Na época de 2003/04, Benni sagrou-se Campeão Nacional onde foi o melhor marcador ao apontar 20 golos e venceu também a Supertaça. Mas a principal conquista foi a Liga dos Campeões onde o sul-africano marcou 4 golos.
Em 2004/05 o avançado conquistou mais uma Supertaça, e em Dezembro no Japão conquistou a Taça Intercontinental depois do F. C. Porto derrotar os colombianos do Once Caldas. No final dessa temporada, e como era seu desejo, rumou a Inglaterra onde ingressou no Blackburn Rovers F. C., mudando-se depois para o West Ham, clube que ainda representa actualmente. Benni representou ainda a Selecção da África do Sul por diversas vezes e emarcou presença nos Mundiais de França 1998 e da Coreia/Japão 2002.
Palmarés ao serviço do F. C. Porto:
1 Taça Intercontinental
1 Liga dos Campeões
2 Campeonatos de Portugal
1 Taça de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira.
Fonte: estrelas-do-fcp.blogspot.com
Obrigado Benni!
O PORTO SOMOS NÓS!
Sem comentários:
Enviar um comentário