segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Jackson como Madjer!



FCPORTO-2 - Sporting CP-0
Marcadores: Jackson Martínez (10m) e James (84m, pen.)


Liga, 6.ª jornada
7 de Outubro de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 38.909 espectadores



FC PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Lucho e João Moutinho; Varela, Jackson Martínez e James.
Substituições: Maicon por Mangala (17m), Varela por Atsu (66m) e Lucho por Defour (75m).
Não utilizados: Fabiano, Castro, Kleber e Kelvin.
Treinador: Vítor Pereira.



O assassino era o mordomo. O detetive Jackson Martínez e o assistente James Rodríguez descobriram três pontos para o F.C. Porto numa película previsível mas que não teve a balança tão desequilibrada como o arranque portista ameaçou fazer. Valeu a magia colombiana num Clássico que não deixará grandes marcas para o futuro. Aconteceu o que parecia evidente também pelo momento das duas equipas. Ganhou o F.C. Porto (2-0). 

Jackson, esse, foi um ator de luxo num filme banal. O golo que marcou e que decidiu a contenda vai correr mundo. Fenomenal. Público rendido ainda nem dez minutos marcava o cronómetro. Danilo no passe, bola na coxa, calcanhar e golo. Obra de arte, gritou-se. Mais uma desta bela descoberta portista no campeonato mexicano. O F.C. Porto tem ponta de lança este ano. Os cinco golos na Liga, melhor registo até agora, são a prova disso mesmo. 




Destaques


Jackson Martinez
Todo o charme do cha cha cha naquele instante mágico: a bola amparada na coxa e o golpe de calcanhar a deixar Rui Patrício em desespero. Definição brilhante de um colombiano descoberto nos confins das Chiapas e candidato a acabar com as saudades do mito-Radamel Falcao. Jogo de muito movimento, muita procura pela bola. Pormenores interessantes, uma outra arrancada a atestar a potência sua potência muscular e muitas dores de cabeça causadas a Bouhlarouz/Rojo. 

Nico Otamendi
Tremenda atuação! É fantástica a forma como consegue recuperar a posição e ganhar lances aparentemente condenados ao fracasso. Depois de ameaçar a baliza de Rui Patrício através de dois cabeceamentos perigosíssimos, fez-se notar pela determinação e arreganho colocados em cada um dos lances divididos junto à sua área. Aos 60 minutos levou com duas simulações de Izmailov e ainda esticou o pé para fazer o corte. E o que dizer do túnel a Viola, já perto do fim? Cheio de confiança. 

João Moutinho
Início sublime, ao nível do que demonstrara frente ao PSG. A exigir a bola, a definir na perfeição as linhas de passe e a surgir um par de vezes em boa posição para o remate. Talvez limitado pela acumulação do desgaste físico foi desaparecendo da partida. A equipa precisava de outro Moutinho, essencialmente na segunda parte. Reapareceu para colocar a bola na cabeça de Mangala. O francês fez estremecer a barra e na recarga deu-se a segunda grande penalidade do jogo. 

Alex Sandro



Lesionou-se já perto do fim e Vítor Pereira estará preocupado. É natural. Nos dias que correm, o internacional brasileiro é um dos dragões em melhor forma. Notável no apoio ao ataque, surpreendentemente sólido nos momentos defensivos. Dribla, chuta, cruza e corre, corre, corre. Alvaro Pereira marcou uma era, é verdade, mas Alex Sandro tem tudo para ser melhor.

Resumo do jogo





Melhor jogador em campo



O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue