terça-feira, 22 de setembro de 2009

Entrega dos Dragões de Ouro.


Cerimónia de tradição no universo azul e branco, a gala dos Dragões de Ouro voltou a primar pela elegância e originalidade, transformando a noite dos cerca de 450 convidados numa ocasião verdadeiramente singular. Os espectáculos e a poesia recitada conferiram magia acrescida ao evento, no decurso do qual foram distribuídos 16 galardões, referentes à época 2008/09.

Realizado no Pavilhão Dragão Caixa, o convívio começou com um jantar, seguindo-se a entrega dos prémios, intercalada sempre com momentos de animação musical, assegurados por uma orquestra, e com a declamação de um conjunto de versos simbólicos de alguns dos maiores poetas portugueses.

De relevar ainda a mensagem do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, coberta de palavras de reconhecimento e inspiração, e a estreia de um grupo de alunos do Dragon Force enquanto coro, dando voz ao Hino do Dragão.


Atleta do Ano: Bruno Alves

Futebolista do Ano: Raul Meireles

Atleta de Alta Competição do Ano: Ricardo Moreira (Andebol)


Atleta Amador do Ano: Sara Loureiro (Natação)


Atleta Jovem do Ano: César Fidalgo (Hóquei em Patins, a título póstumo)


Atleta Revelação do Ano: Fernando Reges (Futebol)


Técnico do Ano: José Alexandre Silva (Natação)


Seccionista do Ano: Manuel Pereira (Basquetebol)


Dirigente do Ano: Paulo Teixeira


Funcionário do Ano: António Costa (FC Porto – Futebol, SAD)


Quadro do Ano: Acácio Valentim (FC Porto – Futebol, SAD)


Sócio do Ano: Rui Pedro Soares


Filiais e Delegações do Ano: Casa do FC Porto de Leiria (Nacional) e Casa do FC Porto de Gross Umstad – Alemanha (Internacional)


Recordação do Ano: Joaquim Tamagnini (a título póstumo)


Dedicação do Ano: Rui Vicente (Desporto Adaptado)


O Porto somos nós!


Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue