quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Crónica da semana.

Crónica da semana


por


Abílio Monteiro




Fenomenal, delicioso espectáculo que se viu na ultima terça feira no estádio do DRAGÃO, não é todos os dias que se vence o Sporting por 5-2, mas melhor que o resultado foi a exibição conseguida pela equipe, muito futebol, muita garra, desejo de vencer. Decididamente uma equipe à PORTO! Uma palavra de apreço à equipe de arbitragem, se são em várias situações criticados pelos erros que cometem que várias vezes decidem resultados, também merecem receber os parabéns quando conseguem exibições como as da última terça feira.


MARIANO GONZALEZ tantas vezes criticado, enumeras vezes assobiado, quartos de final taça de Portugal 2-02-2010 F.C.PORTO - Sporting, capitão de equipe do dragão, Mariano, mostrou todas as qualidades que fazem dele um jogador à imagem do PORTO, força, raça, nunca desistir, podia salientar o passe para o 3º golo, o seu fenomenal golo, mas para mim há um lance que mostra todo o empenho deste jogador, aquele minuto em que a bola foge em direcção à linha de fundo junto à bandeirola de canto, quando ninguém acredita que ele seja capaz de lá chegar, ele continua a correr, e, no último instante desliza pela relva, segura a bola dentro de campo no limite, levanta-se e finta o seu adversário, sublime! Foi sem dúvida o melhor em campo, e ficou-lhe bem aquela braçadeira.


Mais uma equipe a abater pela C. D. da liga, 95 dias após o caso do túnel de Braga Vandinho é suspenso por 3 meses, Mossoró 3 jogos, Ney 2 jogos. O F. C. PORTO vai ter que esperar até ao dia 26 (68 dias) para saber quantos meses os seus jogadores estarão impedidos de competir. Mas nestes dois casos em tudo igual (duas equipes que incomodam o outro candidato ao título, duas equipes a arrasar pela C. D. da Liga), algo me deixa intrigado porque razão nestes 95 dias continuou a exercer a sua profissão no Braga sem nenhuma restrição, e no caso do F. C. PORTO os seus jogadores ficaram impedidos de jogar.


Porque razão se antecipou o jogo ******* - União de Leiria?


Saudações Portistas!



O PORTO SOMOS NÓS!


Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue