quarta-feira, 26 de maio de 2010

Hall of fame - Teófilo Cubillas.




Hall of fame


Teófilo Cubillas



Teófilo Juan Cubillas Arizaga nasceu no dia 8 de Março de 1949 na cidade de Lima no Peru. Foi uma das estrelas máximas do futebol peruano da década de 70 e um dos melhores futebolistas sul-americanos de todos os tempos. Iniciou a sua carreira no Alianza de Lima. Com apenas 16 anos teve a sua estreia na equipa principal e logo no ano seguinte, em 1966, foi o melhor marcador do campeonato com um registo de 19 golos. Voltou a repetir o feito em 1970 ao apontar 22 golos no campeonato.


Em 1972 foi eleito o melhor jogador sul-americano relegando para o segundo lugar Pelé. Nesse mesmo ano foi o marcador máximo da Taça dos Libertadores e na época seguinte foi contratado pelo F. C. Basel da Suiça onde apenas permaneceu 6 meses mas que foi o bastante para se sagrar Campeão.


Na temporada de 1973/74 transferiu-se para o Futebol Clube do Porto onde durante três épocas foi o dono da camisola numero 10 e apontou 65 golos em 108 jogos oficiais. Apesar de não ter conquistado nenhum título na sua passagem pelos azuis e brancos, Cubillas foi autor de grandes golos que ainda hoje são recordados pelos adeptos que tiveram o privilégio de o verem jogar, adeptos esses que o consideram o melhor jogador estrangeiro que já passou por Portugal.


Curiosamente o Futebol Clube do Porto viria a vencer a Taça de Portugal na época em que Cubillas deixou os Dragões em 1976/77. Na temporada seguinte regressou ao seu país para voltar a defender as cores do Alianza de Lima por 2 anos onde se sagrou Bi-Campeão. Em 1979 rumou aos Estados Unidos para jogar pelos Fort Lauderdale Strikers, e nos cinco anos em que vestiu a camisola do clube da Florida marcou 59 golos e converteu-se no melhor goleador da história do clube. Contra o Aztecas de Los Angeles, Cubillas marcou três golos em apenas minutos. Deixou o clube em 1984 quando já tinha 35 anos para regressar mais uma vez ao Alianza de Lima. Retirou-se oficialmente em 1986 com 36 anos de idade, num jogo em que participaram diversas estrelas do mundo inteiro. Em 1987, depois da tragédia em que morreram todos os jogadores do Alianza de Lima, Cubillas voltou a jogar pelo seu clube e retirou-se definitivamente em 1988, mas deixando bem patente que a sua forma, classe e capacidade técnica permanecia intacta.


Cubillas também brilhou com a camisola da sua Selecção. Em 1970 o Peru qualificou-se para o Campeonato do Mundo a realizar no México depois de ter eliminado a Argentina que fazia parte do seu grupo. No Mundial o Peru chegou aos quartos-de-final onde foi eliminado pelo Brasil por 4-2 com os golos peruanos a serem apontados por Cubillas. O Mundial de 1974 disputou-se sem a presença da Selecção Peruana que não conseguiu a qualificação, mas venceu no ano seguinte a Copa América. Em 1978 o Campeonato do Mundo teve lugar na Argentina e depois de na primeira fase a Selecção do Peru ter ficado em primeiro lugar, com Cubillas a apontar 3 golos, não foram alem da segunda fase. O último Mundial em que Cubillas participou foi no ano de 1982 em Espanha, mas a Selecção Peruano ficou em ultimo lugar no grupo. Actualemte Teófilo Cubillas vive na Florida onde tem uma escola de futebol para jovens.
Fonte: estrelas-do-fcp.blogspot.com

Obrigado Cubillas!



O PORTO SOMOS NÓS!

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue