quarta-feira, 7 de julho de 2010

Hall of fame - Vitor Baía.



Hall of fame


Vitor Baía



Vitor Manuel Martins nasceu no dia 15 de Outubro de 1969 em S.Pedro da Afurada, Vila Nova de Gaia.


Vitor Baía é um dos mais emblemáticos jogadores que já passaram pelo Futebol Clube do Porto. Jogador que simboliza melhor que qualquer outro o carisma, o querer e a vontade de ganhar que está enraizado no clube que representa, agora como dirigente.


Começou desde miúdo a jogar no Académico de Leça. Aos treze anos mudou-se para o. F. C. Porto onde passou a maior parte da sua brilhante carreira. Com apenas dezanove anos, foi chamado pela primeira vez à equipa principal pelo então treinador Artur Jorge, para disputar um jogo contra o Vitória de Guimarães em Setembro de 1989.


Com 21 anos chegou a baliza da selecção nacional, tendo a sua estreia acontecido no dia 19 de Dezembro de 1990 para disputar um encontro particular contra a selecção dos Estados Unidos.Até 1996, ano em que esteve presente em Inglaterra para ser titular da baliza da selecção de Portugal no Euro 96, Vítor Baía ganhou cinco campeonatos nacionais e duas taças de Portugal ao serviço do F. C. Porto. Após o Europeu transferiu-se para o F. C. Barcelona, transformando-se no mais caro guarda-redes do mundo. Em Espanha conquistou um campeonato nacional, duas taças do rei, uma taça das taças e uma supertaça europeia, foi ainda eleito pelo jornal espanhol “A Marca” o melhor guarda-redes da época 1996/97. Mas nem tudo foram alegrias porque uma grave lesão atirou-o para o banco de suplentes.


No ano de 1999 regressou ao F. C. Porto por empréstimo e um ano mais tarde o azar voltou-lhe a bater à porta e a sofrer nova lesão o que fez muita gente ter dúvidas quanto à sua recuperação. Mas Baía voltou no seu melhor, esteve no Mundial da Coreia/Japão em 2002. Quando Luiz Felipe Scolari foi escolhido para ser selecionador de Portugal, Vítor Baía nunca mais foi defendeu as cores de Portugal. Em 2003, Baía foi o guarda-redes titular da baliza do F. C. Porto na final da Taça Uefa em Sevilha, onde a equipa portista defrontou e venceu o Celtic de Galsgow no prolongamento por 3-2. No ano seguinte volta a ser o dono da baliza na final da Liga dos Campeões em Gelsenkirchen na Alemanha, onde o F. C. Porto venceu o AS Mónaco por 3-0 e Baía foi considerado pela UEFA o melhor guarda-redes da Europa. No final desse ano de 2004, em Dezembro, volta a escrever uma brilhante pagina no seu vasto currículo ao ser mais uma vez titular da baliza dos dragões no Japão num jogo a contar para a Taça Intercontinental, onde o F. C. Porto venceu a equipa campeã da América do Sul, o Once Caldas da Colômbia.


Em 2007 e com 37 anos, Vítor Baía despediu-se como jogador no Estádio do Dragão perante o público que sempre o acarinhou. É hoje o futebolista com mais títulos a nível mundial, tendo conquistado 32. Pelé, Frank Rijkaard e Marius Lăcătuş contam com 25 cada um.


Palmarés ao serviço do F. C. Porto:

1 Taça Intercontinental
1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
1 Supertaça Europeia
10 Campeonatos de Portugal
5 Taças de Portugal
8 Supertaças Cândido de Oliveira.
Fonte: estrelas-do-fcp.blogspot.com

Seja de noite ou de dia, no Dragão ou em qualquer estádio, 99 é o Baía defende o Porto em todo o lado...

Obrigado Baía!

O PORTO SOMOS NÓS!

1 comentário:

Anónimo disse...

o jogador ate agora com mais titulos a nivel mundial :)

Obrigado Vitor Baía :)

saudaçoes Ultras Seide

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue