terça-feira, 15 de março de 2011

Resumo da jornada.


Resumo da jornada.
Por João Dinis.


CSKA Moscovo x F. C. PORTO (UEFA Europa League)


Mais um desafio difícil pela frente, mas que o Porto superou com muito frio e um relvado sintético ao qual os jogadores não estavam habituados.

Um jogo em que entramos mal, o CSKA criava perigo, com Helton a ter de fazer algumas intervenções que nos salvaram, mas o Porto também atacava e o 1º ataque com perigo surgiu por parte de Hulk, que por acaso neste jogo esteve abaixo das expectativas, servindo Falcao que faz um bom remate e Akinfeev faz uma defesa com os punhos. Foi uma 1ª parte muito dividida entre as duas equipas, mas notava-se um Porto a tornar-se mais forte, a crescer cada vez mais, mas o sintético criava-nos dificuldades em termos de passe, ou errávamos muitos ou então a bola não circulava da forma desejada, fomos para o intervalo com vontade de fazer melhor na 2ª parte, corrigindo alguns erros.

Uma 2ª parte muito diferente da 1ª, um Porto mais dominador, a comandar mais o jogo, a impedir que o CSKA chegasse a nossa baliza, os passes saiam mais acertados, tínhamos mais situações de perigo. Até que chegou o minuto 70, Varela combina com Guarin e este a não perdoar e à entrada da área a fazer um potente remate. Estava assim a resultado mais justo na 2ª parte, e manteve-se assim até ao final.

Nos últimos anos temos sido invictos na Rússia e somamos mais uma vitória importante, para dar-mos mais um passo importante na conquista da Liga Europa.


União de Leiria x F. C. PORTO (Liga Portuguesa)


Cumpriu-se a 23ª jornada da Liga Zon Sagres, com mais uma vitória e a distanciarmo-nos cada vez mais do 2º classificado (ficando assim a 13 pontos).

Íamos a Leiria no intuito de vencer, mas a tarefa não era fácil, entrámos bem no jogo, querendo marcar, mas a equipa da casa jogava quase sempre atrás do nosso meio campo, surgiram lances de perigo por parte de Hulk e Falcao, com excelentes desmarcações feitas por Belluschi, fico na dúvida num lance dentro da área do Leiria para grande penalidade sobre Belluschi, mas o jogo assim continuou e nós sempre a procurar-mos espaços para fazermos o golo, as oportunidades surgiam, mas o remate saía muito mal, íamos para o intervalo com o pensamento de que podíamos já ter feito um golo, mas que as coisas podiam correr melhor a seguir.

Uma 2ª parte com mais do mesmo, o Porto atacava, o Leiria fechava os espaços, estávamos sempre na linha da frente, boa circulação de bola, sempre a procurar espaços, até que aos 59 minutos se esqueceram de fechar o meio e Guarin a 30 metros da baliza a mandar uma “bomba” e estava feito o 1-0. Já se ajustava o resultado para o Porto, mas partir do golo baixamos um pouco o rendimento, deixávamos o Leiria jogar mais e num lance chegou a assustar, valeu o corte na hora certa de Fucile, mas criamos pelo menos mais duas boas ocasiões de golo, uma num grande remate de Hulk e a outra num grande passe para Falcao, que este fica isolado para o guarda-redes mas não concretiza o golo. Chegávamos aos descontos ansiosos que a partida acabasse, mas acabou por nos deixar mais descansados, pois Hulk sofre grande penalidade e fazendo assim o seu vigésimo golo no Campeonato, com uma dedicatória especial, um bonito gesto da parte dele.

Estámos assim a duas vitórias da conquista do título, recebemos a Académica e depois vamos jogar contra o …… onde se ganharmos podemos ser campeões.
Saudações Portistas!


O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue