terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Desabafos de um Dragão...

Desabafos de um Dragão...
Por: João Silva




"Comissão Disciplinar concluiu que a mão do benfiquista Yebda não provocou queda do argentino do FC Porto, que tentou enganar o árbitro. Lisandro vai falhar o jogo com o Estrela ao abrigo de um artigo, datado de 2007, que nunca foi utilizado.


Lisandro López "tombou no relvado sem que tenha sofrido rasteira, fazendo com que a equipa de arbitragem assinalasse, erradamente, essa falta". Por esta simulação, ocorrida há quase dois meses, no FC Porto-Benfica (1-1), o argentino foi castigado com um jogo de suspensão.




O castigo aplicado ontem pela Comissão Disciplinar (CD) surge na sequência do inquérito instaurado por aquele órgão e durante o qual foi ouvido o árbitro Pedro Proença. O juiz lisboeta (não voltou a apitar desde esse jogo) reconheceu a inexistência de qualquer falta no lance em que assinalou a penalidade sobre Lisandro, tendo por isso a CD acusado e punido o atleta por "prática de comportamentos graves". O artigo do regulamento que suporta o castigo, é Junho de 2007 e nunca foi aplicado.
No documento de sete páginas, a CD faz uma descrição exaustiva do lance e chega à conclusão que a mão de Yebda não podia derrubar Lisandro e que a forma como este caiu - "para a frente e de corpo direito" - é a prova de que tentou enganar Proença." (Fonte: DN).

"Tal como a Comissão Disciplinar da Liga, que em Abril puniu o argentino com um jogo de suspensão e uma multa de 750 euros, também o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol veio reconhecer agora que o ex-portista Lisandro Lopez simulou uma queda, por pretenso derrube do benfiquista Yebda.

Clara intenção de enganar o árbitro



Segundo o acórdão do organismo de recurso da FPF, verificou-se que "o único contacto físico que existiu entre os dois jogadores (mão aberta esquerda de Hassan Yebda com a região abdominal de Lisandro) não justifica a queda para a frente e de corpo inteiro, projectando a perna esquerda para a frente e arrastando pelo relvado o pé do mesmo lado, revelando a clara intenção de provocar um contacto com as pernas do adversário e, consequentemente, enganar o árbitro, como enganou".
Apesar do FC Porto ter anexado ao processo um parecer de Paulo Vilas Boas, professor de Biomecânica da Faculdade do Desporto da Universidade do Porto, o Conselho de Justiça entendeu que o estudo "além de não ser concludente, não atendeu com o devido rigor à realidade, "na medida em que não valorizou o facto de a queda se ter iniciado antes e independentemente de existir qualquer contacto" entre os dois jogadores." (Fonte: Expresso). 

Vou estar atento aos orgãos disciplinares, para ver se se vão pronunciar sobre o que se passou na última sexta-feira na Madeira, em que Nolito se "mandou" nitidamente para a piscina.

Vou estar atento, mas o mais incrível é que a comunicação social não da importância nenhuma ao que se passou. Será que se fosse um jogador do Porto eles fariam a mesma coisa? Parece-me que não...

Enfim já estamos habituados a este tipo de situações... 




O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue