Hall of fame
Duda
José Francisco Leandro Filho (Duda), nasceu no dia 4 de Agosto de 1947 em Maceió, Brasil.
No Brasil, Duda jogou no Sport Club do Recife até 1971, ano em que se transferiu para o V. Setúbal treinado na altura por José Maria Pedroto. Na primeira temporada com a camisola dos sadinos, Duda foi vice-campeão e também o melhor marcador da equipa, “título” que conquistou também nas duas épocas seguintes sempre ao serviço do Setúbal.
Em 1975/76 rumou a Espanha para ingressar no Sevilha, no entanto a aventura não correu como esperava e na temporada seguinte voltou a Portugal para jogar pelo Futebol Clube do Porto onde reencontrou o técnico Pedroto.
Logo na primeira época de Dragão ao peito, Duda ajudou a conquistar a Taça de Portugal num jogo em que o F. C. Porto derrotou o Braga por 1-0 na Final disputada no Estádio Das Antas. Nas duas temporadas seguintes sagrou-se Campeão Nacional e foi um dos principais jogadores do plantel portista.
Duda ficou também na memória dos adeptos pelos golos que marcou na primeira-mão da segunda eliminatória da Taça dos Vencedores das Taças, contra o Manchester United. O F. C. Porto venceu esse jogo por 4-0 com um “hat-trick” de Duda e ainda um golo apontado por Oliveira. Na segunda-mão disputada em Manchester, os ingleses venceram por 5-2. Um resultado que colocou o F. C. Porto na eliminatória seguinte.
Na temporada de 1979/80, Duda voltou a estar em destaque. Na primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus, os Dragões defrontaram o AC Milan. O primeiro jogo disputado no Estádio das Antas acabou empatado a zero. Na segunda-mão a equipa orientada por José Maria Pedroto carimbou o passaporte para a ronda seguinte através de um golo de Duda.
Em 1981/82, Duda regressou ao V. Setúbal para aí jogar mais uma temporada para depois, em 1982/83, ingressar no Oliveira do Douro onde terminou a sua carreira no final dessa temporada.
Palmarés ao serviço do F. C. Porto:
2 Campeonatos de Portugal
1 Taça de Portugal
Fonte: estrelas do fcp
Obrigado Duda!
O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário