Hall of fame
Jesualdo Ferreira
Manuel Jesualdo Ferreira nasceu no dia 24 de Maio de 1946 em Mirandela. Quando jovem, estudou em Chaves onde jogou nos juniores da equipa local. Mudou-se depois para Lisboa onde terminou o curso de Desporto.
Deu início à carreira de treinador em 1981/82 no União Desportiva de Rio Maior. Passou depois pelo Torreense, Académica, Atlético, Estrela da Amadora, até chegar ao .......... onde nas temporadas de 1992/93 e 1993/94 foi treinador adjunto. Em 1995/96 aventurou-se no estrangeiro e viajou para Marrocos onde comandou o Association des Forces Armées Royales Rabat.
No ano de 1997 regressou a Portugal para orientar a Selecção Nacional de sub-21, lugar que ocupou até 2000. Em 2000/01 tomou conta do Alverca, para na temporada seguinte voltar ao ....... mas desta vez como técnico principal. Saiu do clube de Lisboa depois de eliminação na Taça de Portugal aos pés do Gondomar em pleno estádio da Luz.
Braga foi o destino seguinte de Jesualdo Ferreira, clube que treinou durante três épocas e onde conheceu algum sucesso a nível nacional. Em 2006/07 foi contratado pelo Boavista mas ainda antes do início do campeonato rescindiu o contrato para se ligar ao Futebol Clube do Porto.
Nos Dragões manteve-se durante quatro temporadas. Venceu 3 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 1 Supertaça Cândido de Oliveira. Tornou-se assim o primeiro treinador português a vencer três campeonatos nacionais consecutivos e ao mesmo tempo o primeiro treinador a comandar o F. C. Porto durante quatro anos. Os sucessos alcançados enquanto técnico do F. C. Porto valeram-lhe ainda vários prémios individuais, tais como a medalha de ouro da Autarquia de Mirandela em 2007. O Globo de Ouro para treinador do ano de 2008 e o prémio CNID de melhor treinador no ano de 2009. Em 2010/11 rumou a Espanha para assumir o comando técnico do Málaga.
Palmarés ao serviço do F. C. Porto:
3 Campeonatos de Portugal
2 Taças de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira.
Obrigado Jesualdo por tudo o que deste ao nosso clube, foste muitas vezes tu que deste o "corpo às balas" na ausência do Presidente.
O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário