quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Hall of fame: Américo Lopes.





Hall of fame



Américo Lopes



Senhor da baliza durante a década de 60, os adeptos que o viram jogar nunca se vão esquecer de Américo. Fazia parte dos «Magriços», a selecção portuguesa que brilhou no Mundial de 66, em Inglaterra, e foi campeão pelo F. C. Porto sob a batuta de Yustrich. Sólido como uma rocha, elástico quando as bolas eram mais apertadas e imperturbável enquanto líder da equipa, reinou numa época marcada por um quase deserto de títulos portistas. Ainda assim, as magníficas exibições que durante anos assinou na baliza do F. C. Porto preenchem o imaginário de muitos adeptos azuis e brancos, que não se esquecem de o ver «voar» entre os postes.

Era o terceiro guarda-redes, mas Manuel Pinho e o internacional Acúrsio ainda lhe permitiram realizar um jogo nessa temporada. Em 1963/64 o lugar entre os postes já era seu e assim se manteve durante os cinco anos seguintes. No F. C. Porto conquistou ainda uma Taça de Portugal, em 1968, tendo realizado uma exibição notável na final.
Para culminar a sua carreira, ainda nessa mesma temporada, venceu a primeira classificação de regularidade alguma vez instituída em Portugal, o Prémio Somelos.
No final da época de 1969, com 36 anos, despediu-se do futebol.


Selecção Nacional

Alcançou 15 internacionalizações. Américo Lopes foi um dos três portistas que integraram o grupo dos 22 célebres "Magriços" que realizaram a campanha do Campeonato do Mundo de 1966, em Inglaterra.
Não foi utilizado, um facto de que o seleccionador nacional se confessou arrependido alguns anos mais tarde. Rapidamente conquistou também um lugar na selecção, estreando-se na Suíça, em 1964, num jogo que Portugal venceu por 2-3. Após ter revelado uma regularidade notável, foi com alguma surpresa que não foi utilizado nos jogos de apuramento para o Mundial de 1966 nem na fase final dessa competição.
O futuro encarregou-se de revelar o seu devido valor, quando o seleccionador nacional, passado alguns anos, confessou que o seu único erro em Inglaterra foi não o ter colocado na equipa em vez de José Pereira quando retirou o sportinguista Carvalho.
Regressaria à selecção em 1967, fazendo então nove jogos consecutivos. Só cederia o posto para o jovem Damas, no final de 1968. Américo foi sem dúvida um dos melhores guarda-redes portugueses de sempre e isso é reconhecido com a frase escrita e referida por um autor de um livro dedicado às antigas glórias do F. C. Porto "Américo ia atrás da bola como um gato ia atrás de um rato".


Palmarés:

1 Campeonato de Portugal
1 Taça de Portugal


Obrigado Américo Lopes.




O PORTO SOMOS NÓS!


Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue