sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Hulk "depenou" o galo!


FCPORTO-3 - Gil Vicente-1
Marcadores: Hulk (10m, g.p., e 50m) e Sapunaru (16m).


Liga 2011/12, 2.ª jornada
19 de Agosto de 2011
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 43.912 espectadores



FC PORTO: Helton «cap.»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza, João Moutinho e Guarín; Hulk, Kleber e Varela.
Substituições: Guarín por Belluschi (72m), Varela por Djalma (72m) e Kleber por Walter (80m).
Não utilizados: Bracali, Maicon, Alvaro Pereira e Fernando.
Treinador: Vítor Pereira.


O FC Porto recebeu e venceu o Gil Vicente por 3-1, numa partida complicada para os campeões nacionais. Hulk bisou no encontro tendo marcado o primeiro aos 11 minutos, através da marcação de uma grande penalidade. Sapunaru marcou aos 16 minutos e o “Incrível” voltou a marcar aos 50 minutos, fazendo um grande golo. O tento gilista foi obtido por João Vilela aos 3 minutos de “penalty”. Esta foi uma partida referente à 2ª jornada da Liga Zon/Sagres.
O FC Porto iniciou a partida praticamente a perder, Sapanuru foi displicente, tendo perdido a bola perante a pressão sobre Hugo Vieira, que se direccionou velozmente para a baliza de Hélton. O defesa central Otamendi travou o avançado gilista, Hugo Vieira em falta e dentro da área. O juiz da partida Rui Silva não teve dúvidas e marcou grande penalidade a favor da formação visitante. João Vilela chamado a bater o penalty rematou com sucesso para dentro da baliza portista, abrindo assim o activo no Dragão.
Perante a desvantagem o conjunto da casa tentou responder e o empate chegou outra vez através de uma grande penalidade, desta feita o árbitro Rui Silva considerou que houve um alegado empurrão nas costas de Hulk por parte de João Vilela. O “incrível” não desperdiçou a oportunidade para empatar a partida e fez gritar golo pela primeira vez os adeptos do FC Porto. Estava restabelecido o empate na partida à passagem dos 11 minutos.
Com empate refeito na partida, os campeões nacionais, partiram para o segundo golo, que tardou pouco a surgir. Aos 16 minutos e através de um canto Sapunaru salta mais alto entre dois defesa gilistas e cabeceia para a baliza adversária, pondo o FC Porto em vantagem na partida. O lateral romeno redimiu-se assim da perca de bola que originou o golo gilista.
O Gil Vicente embora tenha ficado em desvantagem no marcador, não baixou os braços e continuou a por a defensiva portista em apuros. Destaque para o remate aos 18 minutos de André Cunha, na zona central, parado por uma boa defesa de Helton. Na recarga, Hugo Vieira atirou à meia volta e a bola ficou na malha lateral.

O emblema de Barcelos continuava a por a defensiva azul-e-branca em sentido, Hugo Vieira falhou escandalosamente a hipótese de empatar a partida.
A jogada começou de um cruzamento da esquerda de Laionel, João Vilela a amorteceu de cabeça e Hugo Vilela errou o alvo numa posição privilegiadíssima. Hélton apenas seguiu a bola com os olhos, nada poderia fazer.

Aos 40 minutos Silvestre Varela reclama uma grande penalidade por alegadamente ter sido empurrado dentro da área, o árbitro Rui Sousa mandou jogar pois considerou que não houve motivo para a marcação do castigo máximo.
Nesta fase da partida o jogo abrandou o ritmo, o FC Porto conseguia controlar a partida, mas não conseguia ligar as jogadas entre o meio campo e o ataque, no entanto destaque para uma belo remate do colombiano Freddy Guarín aos 45 minutos. O médio rematou violentamente para a baliza. O guardião gilista Adriano só teve tempo para afastar a bola da baliza, devido à velocidade ganha pela bola.
No início do segundo tempo os campeões nacionais beneficiaram de uma falta à entrada da área por falta cometida sobre Souza. O que é facto é que Sandro jogador gilista não toca no atleta portista embora tenha a perna levantada para tentar disputar a bola. No entender do árbitro Rui Sousa o defesa visitante cometeu jogo perigoso, tendo exibido um cartão amarelo a Sandro.
Na marcação do livre João Moutinho deu um toque na bola deixando-a à mercê de Hulk, que aplicou um potente remate, assinando um golo de belo efeito à passagem dos 50 minutos. Desta forma estava feito o 3-1 para o FC Porto, o “incrível” soma o seu terceiro golo na Liga Zon/Sagres.
Uns minutos mais tarde os campeões nacionais criaram mais outra jogada de belo efeito, os intervenientes foram Hulk e Kléber. O numero 12 cruzou com conta peso e medida para a cabeça do avançado brasileiro contratado ao Marítimo, mas a cabeçada saiu um tudo nada ao lado da baliza de Adriano.
O Gil Vicente embora tenha sofrido o terceiro, não baixava os braços e tentava criar perigo para a baliza de Hélton, mas o FC Porto nesta altura já detinha o controle da partida. E quando acelerava criava situações de desequilíbrio na defensiva de Barcelos.
Até final da partida de referir uma boa oportunidade para a equipa da casa, hulk assistiu Belluschi. O esférico sobrou para Walter que em boa posição de tiro falhou o remate.




O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Estávamos avisados para a qualidade do onze de Barcelos, nomeadamente Hugo Vieira, mas Sapuranu completamente a "dormir", com um perda de bola infantil permite que o gilista se isole, obrigando Otamendi a cometer falta para grande penalidade, que lhe poderia também ter custado a expulsão. O Gil Vicente chegou assim à vantagem logo aos 3 minutos.

Os cerca de 44 mil no Dragão, após a conversão da grande penalidade, em constante apoio, empurraram uma equipa nervosa, trapalhona, e incapaz de criar oportunidades de golo, para a reviravolta no marcador ainda na primeira parte.

Primeiro de penálti, a punir uma falta sobre Hulk e depois de canto, com o incrível a colocar com conta peso e medida a bola na cabeça de Sapunaru que não perdoou.

Após a reviravolta no marcador, pensei que o FC Porto fosse acordar para o jogo, mas não, continuavam os disparates, o nervosismo, e o Gil Vicente criou pelo menos duas oportunidades para levar o jogo empatado para o intervalo.

Na segunda parte, foi mais do mesmo, e só Hulk tranquilizou as bancadas ao fuzilar de livre a baliza gilista.

Até ao apito final, foi um jogo entediante, que só Djalma e Belluschi sacudiram.

Quanto à performance dos jogadores, os mais lúcidos foram claramente Helton, que tentava motivar os 4 da sua frente, e Hulk o melhor em campo. Nota de realce também para Otamendi.


Resumindo, após a semana conturbada com as saídas de Falcao e Ruben, e do alegado interesse em Moutinho e Alvaro, a equipa ressentiu-se, entrando nervosa e trapalhona.
Valeu Hulk que em plena época de caça "matou" o galo com aquele balázio de livre que tranquilizou as bancadas e companheiros de equipa.

Nota de realce para o muito público que marcou presença no Dragão, e que após o penalti foi importante no empurrar da equipa para a reviravolta, embora fossem escusados os assobios a Varela.


Temos de melhorar em termos mentais, e para tal é necessário que o mais rapidamente possível esteja definido o plantel 2011/2012.

Na próxima sexta-feira diante do Barcelona, não podemos ter a atitude de ontem sob pena de sermos cilindrados

Boa semana
Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue