sábado, 29 de outubro de 2011

Crónica da semana.

Crónica da semana

por

Abílio Monteiro
(Nº 85)


Após o desaire na liga dos campeões regressamos às vitórias na liga Portuguesa, defrontamos o Nacional no estádio do Dragão e debaixo de uma chuva torrencial vencemos por cinco bolas a zero.
5 golos sem resposta, somos nesta altura o melhor ataque da liga, mas este é um resultado enganador já que a exibição em nada condiz com o resultado. Vítor Pereira revolucionou a equipa, de uma assentada entraram para o onze titular 4 jogadores, mas o jogo continua sem brilho, muitos continuam a dizer que o problema do Porto está no avançado, é verdade que nem Walter nem Kleber fazem esquecer Falcao, mas têm marcado golos e é isso que se pede aos pontas de lança. Então porque razão se culpabiliza tanto o avançado pelos resultados mais negativos?
Porque é o mais fácil e o mais natural, se a equipe é a mesma do ano passado se o esquema utilizado é o mesmo e a única coisa que mudou foi o avançado, é natural que se apontem baterias ao homem mais adiantado da equipe, erro grave porque apesar do esquema utilizado pelo treinador ser o 4-3-3, utilizado pelo seu antecessor há uma grande diferença, na época passada o porto pressionava mais atrás na linha do meio campo o que tornava a equipe mais compacta deixando o adversário sem grande linhas de passe, esta época a equipe pressiona mais alto e como se tem visto os adversário aproveitam os espaços criados entre as linhas do Porto para criar perigo, e enquanto o treinador do Porto não se aperceber disto muitos dissabores vamos sentir.
O Porto só repetiu um onze em dois jogos e isso não augura nada de bom, este tira e mete que o treinador teima em fazer não da estabilidade nenhuma a equipe nem aos jogadores.
Saudações Portistas!


O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue