sexta-feira, 2 de março de 2012

A verdadeira emoção do futebol sob a vista de um adepto.. Sublime!

"Por ti Meu Porto, já toquei o céu e o inferno, senti-me nas nuvens e no buraco, fui dominado pelo êxtase e pela frustração.
Sim Meu Porto, por ti já deixei de gozar dezenas de dias de férias, faltei a aniversários dos meus familiares mais próximos, abandonei festas e encontros, ignorei convites e convívios.
Para estar contigo lado a lado, perdi muitas horas de sono, fiz milhares de quilómetros, esqueci muitas refeições, e releguei até o meu emprego para segundo plano.

Vibrei contigo quando fomos campeões na Luz e pentacampeões em Alvalade, ou ainda quando o Timofte marcou em Aveiro fazendo de nós campeões logo ali!
Não te faltei quando em Campomaior o Bruno “Cabrão” Paixão não viu 12 penaltis sobre o Jardel, ou quando o Hilário entregou o hexa em Faro.
Chorei contigo quando o bi-bota falhou um penalti na Covilhã e saímos de lá com um empate, quando o Latapy também falhou o penalti com a Sampdória ou quando o césar brito nos tramou com 2 golos.
Não te abandonei em Kiev, Istambul, Nicósia, Moscovo, Amesterdão, Viena, Lyon, Roma, Manchester, Bratislava ou Sófia entre outros.
Exultei exuberantemente com aquele golo do Costinha no último minuto em Old Trafford, tendo-me de seguida refugiado junto ao bar pois não quis ver o resto... mas tu não falhas-te!
Também por isso, delirei ao teu lado em Sevilha, Gelsenkirchen e Dublin, e sabes, tu bem sabes que não pude estar contigo em Yokohama apesar de já ter a viagem paga.
Não me deste a alegria de te ver vencer no Mónaco em 2003 e depois em 2004, mas ainda assim voltei a lá estar contigo em 2011... voltou a não acontecer, mas lá estaremos em breve para a quarta tentativa.
Fizeste-me perceber que há outras coisas importantes na vida quando juntos ganhamos 0-1 em Alvalade com um golo do Pena no dia em o meu avô paterno faleceu, mas a impossibilidade de me manter distante de ti fez-me em 2003 deixar as bodas de prata dos meus avôs maternos para ir de avião ver-te a Alvalade... não havia outra alternativa!
E quando em Chaves choveram as pedras e em Felgueiras os "corta cabeças" queriam acabar connosco?? Lembras-te? Pois foi, não te larguei!
Tivemos muitas outras centenas e centenas de aventuras e desafios juntos, desde os mais marcantes como o penalti do Timofte contra os carneiros no meio do nevoeiro, os dois golos de livre do Fernando Mendes no bessa, a reviravolta frente á Lázio na meia-final da taça UEFA ou os 5-0 aos carneiros, até situações mais banais mas sempre recordadas como uma excelente vitória 3-1 em Hamburgo, a vitória na finalíssima da taça contra os lagartos, a supertaça conquistada em Coimbra aos carneiros com o golo do cigano, ou os 5-0 ao Elvas no jogo a seguir a Viena.

Pois Meu Porto, mas desta vez não estarei contigo.
Não te poderei apoiar como sempre o faço e me sinto bem.
Não gritarei bem alto o teu nome, nem mostrarei que a pronuncia do Norte é a do povo mais forte!
Ainda assim, muitos dos meus irmão estarão contigo, muito do povo mais forte vai-te apoiar.
Não sentirás a minha falta pois vais estar bem acompanhado.

De qualquer forma, lembra-te que a 300kms de distância estarão muitos a aguardar por ti... pela tua glória, pela tua garra, pela tua raça.
Mas deixa-me ser egoísta... deixa-me pelo menos desta vez ser egoísta e pedir-te para não te esqueceres que na Invicta, vou estar com o coração bem apertado por te querer ver a vencer! Vence por todos, mas por favor, vence por mim!
Peço-te, trás para este “milhafre ferido na asa”, mais uma alegria, mais uma vitória!

BOA SORTE MEU PORTO

Norte"

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue