segunda-feira, 10 de setembro de 2012

É o lugar deles...

Desabafos de um Dragão...
Por: João Silva



"O Tribunal Criminal de Lisboa condenou o antigo jogador João Vieira Pinto, o empresário José Veiga, o administrador da Sporting SAD Luís Duque e o antigo dirigente do clube Rui Meireles pela autoria de um crime de fraude fiscal. Os arguidos foram sentenciados com pena suspensa e condenados ao pagamento de uma multa de 169.629 euros.

José Veiga, foi ainda condenado pela 6.ª Vara do Tribunal Criminal de Lisboa a um crime de branqueamento de capitais.

O antigo empresário foi quem recebeu a sentença mais pesada: foi condenado a dois anos e dois meses de prisão pelo crime de fraude fiscal e a três anos e nove meses pelo branqueamento de capitais. O tribunal declarou pena única suspensa por quatro anos e meio, além de uma multa de 169.629 euros, a liquidar em quatro prestações.
João Pinto teve a pena mais leve, tendo-lhe sido aplicado um ano de prisão por crime de fraude fiscal, suspensa por igual período.

Luís Duque e Rui Meireles, antigo responsável pelo departamento financeiro do Sporting, foram condenados a dois anos de prisão por evasão fiscal, com suspensão por quatro anos e três meses. 

O tribunal considerou provado que os quatro arguidos «desoneraram-se da responsabilidade» de pagamento de impostos no prémio de assinatura de contrato de 4,2 milhões de euros pago pelo Sporting a João Vieira Pinto, no verão de 2000. Esse valor foi pago ao jogador através da empresa Goodstone."



João Vale e Azevedo


"Vale e Azevedo é detido pela Polícia Judiciária, à porta do seu escritório, na Avenida da Liberdade, após almoçar num restaurante da baixa lisboeta. A polícia faz uma busca ao seu escritório de advogados e, já de madrugada, uma juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa (TIC) determina a sua prisão domiciliária na sua residência em Almoçageme, Sintra.
Na sequência de investigações iniciadas em 14 de Novembro de 2000, o ex-presidente do Benfica é acusado da apropriação de uma verba de 193.000 contos (386.930,26 euros) relativa à transferência do guarda-redes russo Serguei Ovchinnikov do Benfica para o Alverca, a qual terá sido aplicada na compra do iate de luxo “Lucky Me”, através de uma empresa “offshore” com sede nas Ilhas Virgens Britânicas – a JFI, Lda -, alegadamente pertencente a João Vale e Azevedo.
O Tribunal da Relação de Lisboa decide manter João Vale e Azevedo em prisão domiciliária, indeferindo o recurso apresentado pela defesa.
18 Mai – A juíza Margarida Gaspar, do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, mantém por mais três meses a prisão domiciliária de Vale e Azevedo, após ter recebido novas provas recolhidas pela Polícia Judiciária sobre os alegados crimes de abuso de confiança e branqueamento de capitais na transferência de Ovchinnikov.
É decretada a prisão preventiva ao ex-presidente do Benfica, por decisão da juíza Conceição Oliveira, do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, no âmbito do “caso Ovchinnikov”. Perigo de fuga e conservação de prova fundamentam a decisão judicial.
Vale e Azevedo é condenado a quatro anos e meio de prisão efectiva no âmbito do “caso Ovchinnikov” e fica detido no Estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária.
Vale e Azevedo é condenado a sete meses e meio de prisão por falsificação de documentos e burla qualificada no “caso Dantas da Cunha”, enquanto a notária Lídia de Menezes foi condenada a três anos de prisão, que se suspende na sua execução pelo período de cinco anos.
    Vale e Azevedo foi ainda condenado a pagar a indemnização cível a quantia de 5.276.970,43 à Caixa Geral de Depósitos com juros vencidos desde 02/02/06 e o montante de 5.377.137,50 à Pêmais, empresa da família Dantas da Cunha, com juros vencidos desde 17/10/03.
Vale e Azevedo foi condenado a uma pena de cinco anos de prisão pelo colectivo de juízes da 9ª Vara do Tribunal da Boa Hora, em Lisboa, no âmbito do “caso Ribafria”.
Decisão do Tribunal Constitucional desfavorável a Vale e Azevedo no “caso Dantas da Cunha” já transitou em julgado, o que obriga o ex-presidente do clube “encarnado” a ir para a prisão."

Jorge Gonçalves
"Uma dos períodos negros da história do Sporting. Jorge Gonçalves aproveitou o vazio deixado por João Rocha e as dificuldades financeiras vividas por Amado de Freitas e conquistou os sportinguistas. Ciente desses problemas, o “jovem empresário” Jorge Gonçalves assumiu os custos da compra do passe de Frank Rijkaard, ao Ajax, mas, quando a Direcção de Amado de Freitas se tenta envolver no negócio, Gonçalves rompe com os dirigentes leoninos e assume a candidatura à presidência, chegando mesmo a assistir a um jogo em Alvalade acompanhado de Rijkaard. Só que o craque holandês estava a caminho do AC Milan e, após a vitória do “Bigodes” nas eleições leoninas, foi apresentado em Itália.
A sua presidência correu tão mal que, em 1989, a sua Direcção foi demitida pelo presidente da Assembleia-Geral, por falta de quorum. Pouco tempo depois foi detido pela Polícia Judiciária, devido a vários processos crime relacionados com dívidas, mas o empresário luso-angolano fugiu para Angola assim que foi libertado, escapando ao julgamento."

Olá Portistas!

Deixo aqui alguns factos relevantes sobre quem é que afinal é/são os "ladrões" do futebol em Portugal.
Todos os dias ouço comentários sobre o meu clube. Ora somos ladrões, ora somos corruptos... Confesso que isso não me afecta, nem nunca me afectou, porque de uma coisa eu tenho a certeza, no meu clube todos os que foram a tribunal foram todos ilibados. Já nos outros, é o que se vê...
Para os lados do clube do regime, esses que se auto intitulam de santinhos, esquecem-se que na história (a preto e branco, os anos sessenta ja se foram á muito...) deles são vários os casos estranhos, mas como sempre a comunicação social gosta de abafar, tanto os casos antigos como também os casos mais recentes, (ex: jogo contra o Estoril no Estádio do Algarve). Mas há mais, mas com o tempo eu vou relatando aqui, nós estamos atentos.
Quanto aos lagartinhos, desses nem vale a pena falar, mas só para recordar que nos últimos anos, o que eles ganharam a nível de campeonatos, tinha o Sr. Luís Duque ao leme, coincidências...

Neste mundo do futebol não há ninguém santinho, mas há uma diferença, uns são condenados, enquanto o nosso Presidente foi a tribunal e foi ilibado de tudo o que o acusaram.
Podem inventar o que quiserem, mas meus amigos contra factos não há argumentos... 
P.S. Espero que o João Pinto se demita da FPF, era a atitude mais sensata


O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007


Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue