quinta-feira, 22 de julho de 2010

Crónica da semana.


Crónica da semana


por


Abílio Monteiro



Foi no passado domingo que podemos ver o primeiro jogo de preparação efectuado no Dragão, jogo normal de pré-época, primeiros 30 mts. de boa qualidade, pressão, boa circulação de bola, nos últimos 15m o jogo abrandou de ritmo, fruto das muitas substituições o jogo baixou de nível o que é normal. Em relação as novas caras, Emídio Rafael foi uma agradável surpresa dando indícios de ter sido uma boa contratação. João Moutinho dispensa apresentações, igual a si próprio classe pura dificilmente erra um passe. Sereno aquém das expectativas, James Rodriguez pouco se viu já que o jogo corria quase na maior parte do tempo no lado de Hulk, uma situação a rever. Em relação aos outros reforços poucas ilações se podem tirar para já fruto do pouco tempo que jogaram.


Num determinado programa televisivo um fervoroso adepto do clube do milhafre fez questão de salientar, que o único clube em Portugal com rótulo de clube nacional eram eles, que o Porto era um clube regional, pois caro senhor na era pós 25 de Abril altura em que deixou de existir ditadura em Portugal, nós clube regional vencemos 18 campeonatos, 12 taças de Portugal, 16 supertaças e alguns títulos europeus. Por outro lado vocês grande clube nacional venceram 12 campeonatos, 9 taças de Portugal, 4 supertaças a nível da Europa 0. Por isso meu caro senhor deixe-nos ser clube regional, porque para ser clube nacional como vocês não vale a pena.


Saudações portistas!


O PORTO SOMOS NÓS!

1 comentário:

Anónimo disse...

esta parte final ta muito boa :)

mais uma vez parabens Abilio pela cronica, e alguns lampioes sinceramente nao sabem o qe dizem... loool

saudaçoes Dinis

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue