Hall of fame
Vitor Baía
Vitor Manuel Martins nasceu no dia 15 de Outubro de 1969 em S.Pedro da Afurada, Vila Nova de Gaia.
Vitor Baía é um dos mais emblemáticos jogadores que já passaram pelo Futebol Clube do Porto. Jogador que simboliza melhor que qualquer outro o carisma, o querer e a vontade de ganhar que está enraizado no clube que representa, agora como dirigente.
Começou desde miúdo a jogar no Académico de Leça. Aos treze anos mudou-se para o. F. C. Porto onde passou a maior parte da sua brilhante carreira. Com apenas dezanove anos, foi chamado pela primeira vez à equipa principal pelo então treinador Artur Jorge, para disputar um jogo contra o Vitória de Guimarães em Setembro de 1989.
Com 21 anos chegou a baliza da selecção nacional, tendo a sua estreia acontecido no dia 19 de Dezembro de 1990 para disputar um encontro particular contra a selecção dos Estados Unidos.Até 1996, ano em que esteve presente em Inglaterra para ser titular da baliza da selecção de Portugal no Euro 96, Vítor Baía ganhou cinco campeonatos nacionais e duas taças de Portugal ao serviço do F. C. Porto. Após o Europeu transferiu-se para o F. C. Barcelona, transformando-se no mais caro guarda-redes do mundo. Em Espanha conquistou um campeonato nacional, duas taças do rei, uma taça das taças e uma supertaça europeia, foi ainda eleito pelo jornal espanhol “A Marca” o melhor guarda-redes da época 1996/97. Mas nem tudo foram alegrias porque uma grave lesão atirou-o para o banco de suplentes.
No ano de 1999 regressou ao F. C. Porto por empréstimo e um ano mais tarde o azar voltou-lhe a bater à porta e a sofrer nova lesão o que fez muita gente ter dúvidas quanto à sua recuperação. Mas Baía voltou no seu melhor, esteve no Mundial da Coreia/Japão em 2002. Quando Luiz Felipe Scolari foi escolhido para ser selecionador de Portugal, Vítor Baía nunca mais foi defendeu as cores de Portugal. Em 2003, Baía foi o guarda-redes titular da baliza do F. C. Porto na final da Taça Uefa em Sevilha, onde a equipa portista defrontou e venceu o Celtic de Galsgow no prolongamento por 3-2. No ano seguinte volta a ser o dono da baliza na final da Liga dos Campeões em Gelsenkirchen na Alemanha, onde o F. C. Porto venceu o AS Mónaco por 3-0 e Baía foi considerado pela UEFA o melhor guarda-redes da Europa. No final desse ano de 2004, em Dezembro, volta a escrever uma brilhante pagina no seu vasto currículo ao ser mais uma vez titular da baliza dos dragões no Japão num jogo a contar para a Taça Intercontinental, onde o F. C. Porto venceu a equipa campeã da América do Sul, o Once Caldas da Colômbia.
Em 2007 e com 37 anos, Vítor Baía despediu-se como jogador no Estádio do Dragão perante o público que sempre o acarinhou. É hoje o futebolista com mais títulos a nível mundial, tendo conquistado 32. Pelé, Frank Rijkaard e Marius Lăcătuş contam com 25 cada um.
Palmarés ao serviço do F. C. Porto:
1 Taça Intercontinental
1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
1 Supertaça Europeia
10 Campeonatos de Portugal
5 Taças de Portugal
8 Supertaças Cândido de Oliveira.
Fonte: estrelas-do-fcp.blogspot.com
Seja de noite ou de dia, no Dragão ou em qualquer estádio, 99 é o Baía defende o Porto em todo o lado...
Obrigado Baía!
O PORTO SOMOS NÓS!
1 comentário:
o jogador ate agora com mais titulos a nivel mundial :)
Obrigado Vitor Baía :)
saudaçoes Ultras Seide
Enviar um comentário