quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Crónica da semana.


Crónica da semana

por

Abílio Monteiro


Magnifico é o que posso dizer do jogo do último sábado realizado as 21h15m no estádio do Dragão, quantas vezes se ouve dizer que os jogos da liga inglesa ou da liga espanhola é que dão emoção, que os da liga portuguesa não prestam, para esse peguem lá um Porto - Braga um jogo de emoção até ao último minuto, 90m de excelente futebol de golos fenomenais, incerteza no resultado até ao apito final, uma arbitragem excelente sem casos, simplesmente maravilhoso este jogo de futebol.

Em relação ao F.C.PORTO mostrou toda a sua qualidade, viu-se em desvantagem no marcador por duas vezes e conseguiu dar a volta, mantendo sempre o seu estilo de jogo trocando a bola entre os seus jogadores esperando pela oportunidade para atacar. Toda a imprensa destacou Hulk e Varela, sem dúvida duas grandes exibições mas em geral todos estiveram bem, também esta semana alguns dos ditos entendidos do futebol criticaram Helton pelos dois golos sofridos, percebo a intenção desses senhores querem destabilizar o nosso capitão mas enganem-se, o nome dele não é Roberto.

Em relação a arbitragem parece que pelos lados da segunda circular a equipe do passarinho está muito ofendida e alguma imprensa também, devido a um fora-de-jogo mal tirado e dois penaltis que não foram assinalados, e por essa razão estão a nove pontos, claro que o não jogarem bosta nenhuma não vem ao caso, são os árbitros os únicos culpados, e por um lado percebo-os, na época passada ganharam em Guimarães com uma falta mal assinalada em cima dos noventa minutos, em Leiria ganharam com um penalti inventado, em Lisboa ganharam ao Porto em que o golo resulta de um fora-de-jogo que não foi assinalado, os seus jogadores tanto na época passada como na final da supertaça podiam dar porrada a seu bel prazer que os cartões ficavam no bolso, habituaram-se a ser favorecidos, e agora fazem-se de mártires pedem aos adeptos para não os irem ver a jogar fora da sua arena, queixam-se de tudo e de todos. Perderam Ramirez e Di Maria mas a grande perda foi um senhor de nome Ricardo Costa, o seu grande ponta de lança que arrumou Hulk para canto que tem vindo a mostrar que se não se tivesse estado tanto tempo impedido de jogar outro campeão cantaria. Sabem quantos jogos perdeu o Porto desde que Hulk regressou do famoso castigo? Zero e isso dá muito que pensar.

Saudações Portistas!


O PORTO SOMOS NÓS!

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue