Hall of fame
Jaime Pacheco
Jaime Moreira Pacheco nasceu no dia 22 de Julho de 1958 em Lordelo, Paredes. Iniciou-se no mundo do futebol nos iniciados do Lordelo.
Mais tarde, foi fazer uma experiência ao F. C. Porto e foi contratado por José Maria Pedroto para a temporada 1981/1982. Depois de cinco anos nas Antas, assinou pelo Sporting, motivando mais uma zanga entre os dois clubes, mas regressou ao F. C. Porto duas temporadas depois, a tempo de se sagrar campeão europeu, em 1987, e intercontinental. Chegou também a vestir por diversas vezes a camisola da selecção nacional. Como jogador, venceu uma vez o campeonato nacional, duas vezes a Taça de Portugal e três vezes a Supertaça, sempre ao serviço do F. C. Porto. Saiu das Antas para representar, por esta ordem, o Vitória de Setúbal, o Paços de Ferreira, o Braga, o Rio Ave e o Paredes.
Jaime Pacheco estreou-se a treinador durante a temporada de 1992/92 quando ainda era jogador do Paços de Ferreira e onde acumulou as duas funções. Em 1995/96 passou definitivamente a técnico ou assumir o comando do União de Lamas. E foi na equipa de Santa Maria da Feira que Jaime Pacheco começou a dar as primeiras dores de cabeça às grandes equipas, quando na 5ª eliminatória da Taça de Portugal impôs um empate a zero contra o F. C. Porto em pleno estádio das Antas, e o feito poderia mesmo ter sido ainda maior não fosse o União de Lamas ter desperdiçado uma grande penalidade já nos minutos finais.
Ainda nessa época, o presidente do Vitória de Guimarães, Pimenta Machado, foi buscá-lo a Santa Maria de Lamas para orientar a equipa da cidade berço. Assim, tirou o Guimarães do fundo da tabela, para na época seguinte (1996/1997) levar o clube minhoto a conquistar a presença nas competições europeias. Na temporada de 1997/98, viveu uma situação insólita na sua carreira, já que foi despedido à oitava jornada, quando o Vitória de Guimarães, curiosamente, seguia num excelente segundo lugar no campeonato. Contudo, Jaime Pacheco não ficou muito tempo no desemprego, já que João Loureiro, presidente do Boavista, se lembrou dele quando, em Dezembro de 1997, decidiu substituir Mário Reis no comando da equipa técnica do clube axadrezado. Na época de 1998/99, levou os axadrezados ao segundo lugar no campeonato, assim, em 1999/2000 o Boavista alcançou o apuramento para a Liga dos Campeões. Mas o maior feito da carreira de Jaime Pacheco como treinador de futebol foi alcançado na temporada de 2000/01 quando levou o Boavista à vitória no campeonato nacional. Na temporada de 2002/03 ainda no comando técnico do emblema do Bessa, chegou às meias-finais da Taça UEFA onde foi eliminado pelos escoceses do Celtic de Glasgow. Em 2003/04 ingressou no Maiorca de Espanha onde se manteve apenas alguns meses. Na temporada seguinte voltou ao Boavista onde esteve uma temporada. Ainda passou depois pelo Guimarães, regressou de novo ao Bessa e na temporada de 2008/09 assumiu o comando do Belenenses. Em 2009/10 viajou para a Arábia Saudita onde foi treinar o Al-Shabab de Riyadh.
Palmarés ao serviço do F. C. Porto:
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus
1 Taça Intercontinental
1 Supertaça Europeia
1 Campeonato de Portugal
2 Taças de Portugal
3 Supertaças Cândido de Oliveira
Fonte: Estrelas do F. C. Porto
Obrigado Jaime Pacheco!
O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário