Hall of fame
Pedro Emanuel
Pedro Emanuel dos Santos Martins Silva nasceu no dia 11 de Fevereiro de 1975 em Luanda, Angola.
Começou por jogar futebol nas camadas jovens do Boavista e na temporada de 1993/94 foi emprestado ao Marco onde fez a sua estreia como sénior. Depois foi para o Ovarense, e por último rumou ao Penafiel antes de regressar ao clube do Bessa na época de 1996/97 ainda a tempo de conquistar a sua primeira Taça de Portugal. No Boavista, Pedro Emanuel permaneceu até ao final da temporada de 2000/01. Ao longo das seis temporadas em que representou o clube da Pantera, foi ganhando um lugar de destaque no plantel boavisteiro ao ponto de chegar a ser capitão de equipa. Equipa que se sagrou Campeã Nacional pela primeira vez na história do clube do Bessa em 2000/01 e que Pedro Emanuel viu dessa forma o seu nome ligado ao historial do clube.
Na temporada seguinte transferiu-se para o Futebol clube do Porto e voltou a sagrar-se Campeão Nacional, ao que juntou a vitória na Taça de Portugal. Conquistou ainda a Taça UEFA depois da vitória sobre o Celtic de Galsgow na Fina de Sevilha.Em 2003/04 repetiu a vitória no Campeonato Nacional, venceu a Supertaça Nacional e ainda conquistou a Liga dos Campeões. Na temporada seguinte as vitórias continuaram com mais uma Supertaça Nacional e com mais um troféu internacional conquistado, neste caso a Taça Intercontinental que Pedro Emanuel teve um papel importante ao marcar o ultimo penalti no desempate por grandes penalidades. A imagem do jogador nos instantes antes da cobrança do penalti vai ficar para sempre na memoria de todos aqueles que assistiram ao jogo.
Em 2005/06 voltou a Sagrar-se Campeão Nacional e voltou a conquistar a Taça de Portugal. Na temporada de 2006/07 a azar bateu-lhe à porta ainda no decorrer da pré-época. No dia 12 de Agosto nos exercícios de aquecimento para a partida contra o Manchester City, Pedro Emanuel sofreu uma lesão no tendão de Aquiles que o afastou dos relvados durante toda a temporada. Ainda assim festejou mais uma vitória no Campeonato Nacional e a conquista de mais uma Supertaça. Na temporada seguinte já totalmente recuperado voltou a sagrar-se Campeão Nacional.
Em 2008/09 festejou o Tetra-Campeonato e mais uma vitória na Taça de Portugal. Apesar de já não ser utilizado com frequência, Pedro Emanuel era a voz de comando no balneário e uma das maiores referências do plantel. No final da temporada pendurou as chuteiras e passou a treinador dos juvenis portistas onde levou os jovens Dragões à conquista do Título de Campeões. Em 2010/11 volta ao plantel principal do FC Porto mas desta vez como treinador-adjunto.
Palmarés ao serviço do F. C. Porto:
6 (5) Campeonatos de Portugal
3 Taças de Portugal
4 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
1 Taça Intercontinental.
Obrigado Pedro Emanuel!
O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário