Curiosidades.
Sobre a grandiosidade internacional: O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa. Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo. O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA. O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos). O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA. O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88). O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).
Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.
Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:
O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.
O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.
O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.
O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.
O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.
O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.
O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).
O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).
O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.
Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.
O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.
O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.
Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.
O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007
3 comentários:
Somos nós que fazemos um grande treinador, não é o treinador que nos faz grandes..:)
afinal de contas "o porto somos nós" :)
Boa tarde,
André nós portistas agradecemos o que fizeste pelo FC Porto, mas para quem se dizia portista de coração, uma rescisão por fax, é uma CANALHICE!
Sei que legalmente a comunicação de rescisão tem de ser feita por escrito (fax, carta, email) à tua entidade patronal, mas com os meios que se dispõe actualmente, antes de o teres feito, e estando tu provavelmente em Londres há uns dias, podias ter enviado um comunicado de imprensa aos adeptos explicar a situação.
Que tenhas objectivos legítimos de ganhar mais dinheiro, não critico, agora faltas de respeito pelo clube e adeptos é que não. Até tu desrespeitas o teu valor ao escolher o Chelsea para teu futuro clube. Trata-se de um clube vulgar, e merecias um ao nível do FC Porto que dizes amar.
És o que és hoje porque o FC Porto apostou em ti, se tivesses ido para o Sporting terias um futuro dantesco.
A SAD fez um enorme esforço financeiro para segurar uma equipa que tu desejavas, para lutar por mais altos objectivos.
Termino pegando nas palavras do nosso presidente "Se ele não tivesse a mesma paixão que eu tenho pelo FC Porto, estou convencido que era capaz de sair." , concluo portanto: André tu até podes ser portista ... mas és um daqueles muito fraquinhos que nos envergonham.
Tu vais, mas o clube fica para nós adeptos de coração.
E nós confiamos no nosso presidente, que encontrará um treinador à altura para os desafios que se avizinham.
Pinto da Costa "Só confio no meu cão e no Reinaldo Teles"
Pedroto "Fiéis mesmo, só os cães!"
Para terminar.
A UEFA tem de regulamentar no sentido de impedir que estes magnatas comprem clubes de futebol, quer para capricho pessoal, projecção mediática, lavagem de dinheiro, ou qualquer motivo que seja.
Se os clubes estatutariamente não impedem que os seus presidentes, para o serem tenham de ter determinado número de anos de sócio de clube, resta a UEFA para regular esta situação.
Quem quer brincar aos clubes e contratações que jogue Football Manager.
Estes magnatas têm vindo a estragar o desporto rei, inflacionado ordenados, valores de passes, e colocando muitos clubes de um momento para o outro em situações desportivas difíceis ao privá-los dos seus activos.
Abraço
Paulo
pronunciadodragao.blogspot.com
Força Porto!! continuaremos a vencer!
Enviar um comentário