sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Crónica da semana.


Crónica da semana


por


Abílio Monteiro



30 Outubro de 2010, sábado. Um normal dia de Outono, cinzento, com nuvens escuras uma temperatura agradável, no estádio de Coimbra perto de 3500 Portistas. (afinal o Porto também move os seus adeptos) No relvado as equipes faziam o seu normal aquecimento estavam reunidas todas as condições para um bom jogo de futebol, os dois melhores ataques da liga, duas equipes que praticam um futebol agradável. Os jogadores regressam ao balneário para se prepararem para o jogo, mas de repente abate-se sobre Coimbra uma intempérie que em poucos minutos deixa o relvado alagado, nas bancadas todos se preparavam para o inevitável adiamento da partida, mais do que o resultado em si estava em causa a integridade física dos jogadores, mas para surpresa geral o árbitro decidiu-se pela realização da partida, provavelmente se soubesse que o resultado final seria favorável ao Porto teria adiado o jogo, era normal que num terreno com aquelas condições uma equipe tecnicista com jogadores tecnicamente evoluídos, uma equipe que prima pela circulação da bola tivesse mais dificuldades, mas mais uma vez a equipe do Porto mostrou todo o seu querer a sua vontade de vencer e por tudo o que se viu foi um mais que justo vencedor.


Um dia antes no jogo do actual campeão que saiu do jogo a quatro pontos do primeiro lugar devido a vitoria sobre o Paços de Ferreira por 2-0, o que não se falou durante uma semana é que quando o resultado se encontrava na margem mínima, numa altura em que a equipe visitante dominava eis que Fábio Coentrão o super atleta se deita sobre o defesa do Paços e surpresa das surpresas o árbitro assinala grande penalidade 2-0 e o jogo acabou ali, nada se falou tudo é normal se acontecesse com os outros havia conversa para uma semana. Mais uma vez Vítor Pereira teve uma escolha no mínimo discutível, Pedro Proença no clássico de Domingo terá sido uma boa ideia?

Saudações Portistas!


O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007

1 comentário:

Joao Dinis disse...

grande deslocaçao sem duvida :)
espero qe seja a 1ª de muitas :D

FORÇA PORTO !!

abraços, Dinis

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue