Há sete anos, a 16 de Novembro de 2003, o ilusionista Luís de Matos descia ao relvado do Dragão de helicóptero, iniciando uma série de truques que prenderam a atenção dos mais de 50 mil adeptos que presenciaram ao vivo a inauguração do estádio. Inesquecível e mágico, diz quem viu. De então para cá, impôs-se a magia dos números: 14 títulos conquistados (uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental, cinco campeonatos, três Taças de Portugal e quatro Supertaças); 164 jogos disputados pelo F. C. Porto, entre particulares e oficiais; 120 vitórias, 28 empates e 16 derrotas; 309 golos marcados e 97 sofridos. Nas bancadas, excluindo jogos da Selecção, provas de automobilismo, concertos de música e até casamentos, já estiveram mais de seis milhões de adeptos - tudo somado, foram seis milhões 155 mil e 432 espectadores, mais exactamente, considerando a contagem oficial facultada pelo nosso clube.
Sete anos depois, o Estádio do Dragão continua a coleccionar prémios e admiradores, que lhe destacam não só a beleza, mas também a funcionalidade.
Vários prémios arrecadados
Para lá de ter sido a casa do campeão nacional em cinco dos seus sete anos de vida, o Dragão tem acumulado prémios e títulos próprios. Para além de ostentar a classificação de cinco estrelas da FIFA, o estádio do Dragão distingue-se em áreas como a ecologia - prémio Greenlight para melhor projecto europeu da Agência para a Energia da Comissão Europeia em 2003 -, a reciclagem - Certificação 100R da Sociedade Ponto Verde, que garante 100% de tratamento de resíduos em 2009 - e até a siderurgia - prémio para melhor projecto europeu da European Convention for Construction Steelwork de 2003. O Dragão também foi o primeiro estádio do mundo a receber a Certificação Integrada de Qualidade (ISO 9001) e Ambiente (isso 14001), sendo incluído pela FoxSports na lista dos 25 estádios mais sagrados do futebol mundial.
Parabéns a todos pela construção de tão magnífica obra! Parabéns Estádio do Dragão!
O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007
1 comentário:
Foi há sete anos,já, ou ainda...
Aquele dia, apesar daquele frio... tantas imagens... parecendo que estávamos num outro sítio... Quem não tem suas recordações disso tudo, desse dia, daquele acontecimento?
http://longara.blogspot.com/
Enviar um comentário