quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Hall of fame - Fernando Couto.


Hall of fame

Fernando Couto


Fernando Manuel Silva Couto nasceu no dia 2 de Agosto de 1969 em Espinho.

Ingressou no Futebol Clube do Porto ainda júnior e teve a sua estreia na equipa principal do F. C. Porto na temporada 1987/88 quando o treinador era o jugoslavo Tomislav Ivic, e depois foi emprestado ao Famalicão da 3ª divisão em 1988/89, na temporada seguinte na Académica de Coimbra da 2ª divisão.

No ano de 1989, foi Campeão do Mundo de sub-20 no mundial realizada na Arábia Saudita. Em 1990/91 regressou ao F. C. P. já com a orientação de Artur Jorge, e nesse ano de estreia foi titular em 25 jogos e ajudou a conquistar a Taça de Portugal. Foi também em 1990 que se estreou na selecção nacional no dia 19 de Dezembro na Maia, para um jogo amigável contra os Estados Unidos.

Em 1991/92 e 1992/93, sagrou-se Campeão Nacional e começou a despertar a cobiça dos melhores clubes da Europa. Na temporada de 1993/94 venceu de novo a Taça de Portugal e no final da época deixou o Futebol Clube do Porto para ingressar no Parma de Itália onde na temporada seguinte venceu a Taça UEFA e ficou em 2º lugar no campeonato. O estatuto de titular indiscutível já não se manteve na época seguinte na equipa italiana, o que já não acontecia na Selecção de Portugal que nesse ano de 1996 disputou o Campeonato da Europa em Inglaterra, e as boas exibições do defesa central fizeram com que os espanhóis do Barcelona o fossem buscar a Itália.

Esteve duas épocas em Espanha e em 1996/97 voltou a vencer uma prova europeia, desta vez a já extinta Taça dos Vencedores das Taças, e na temporada seguinte sagrou-se Campeão espanhol. Em 1998/99 voltou a Itália para defender a camisola da S.S. Lazio, e na temporada seguinte não só repetiu a vitória na Taça das Taças como foi Campeão.

Em Abril de 2001 foi acusado de doping, mas nunca se provou que Fernando Couto estivesse dopado. A prová-lo estão uma série de análises com resultado negativo antes e depois do fatídico controle de 28 de Janeiro, entre as quais uma análise ao cabelo feita em Abril e que permite afirmar que o jogador não se dopou nos 6 meses anteriores à recolha. Mesmo assim, Fernando Couto foi punido com uma suspensão desportiva de 10 meses que posteriormente foi reduzida para 5 meses. Depois desse pesadelo voltou a jogar pela Lazio tendo sido capitão de equipa apesar de ser um jogador estrangeiro.

Na Selecção Nacional também envergou a braçadeira de capitão até ao final do Euro 2004 realizado em Portugal. Na temporada de 2005/06 regressou ao Parma.

Palmarés ao serviço do F. C. Porto:

3 Campeonatos de Portugal
3 Taças de Portugal
2 Supertaças Cândido de Oliveira.


Parabéns Fernando Couto pela tua brilhante carreira e obrigado por tudo o que deste ao Futebol Clube do Porto.

O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue