domingo, 8 de maio de 2011

TRICampeões de andebol!

Avassalador, à sua própria imagem, o FC Porto Vitalis somou, em Águas Santas, o terceiro título consecutivo e o 16.º de uma história invejável. Na antepenúltima jornada, com a consagração ao alcance de uma vitória (29-33), os Dragões foram implacáveis pela enésima vez, replicando uma hegemonia inquestionável que lhe permitiu festejar muito antes do apito final.

A combinação de uma defesa ágil e compacta, quase impenetrável, e uma particular propensão para rentabilizar todos os movimentos de contra-ataque, explorando a destreza dos dois pontas, lançaram os Dragões para um parcial de 4-0, que nem na exclusão de Inácio Carmo sofreu interrupção.

O tricampeonato assumia contornos claros aos primeiros minutos, numa amostra do que estava ainda para vir, e a vantagem crescente atingiria os oito golos ao intervalo (11-19), num reflexo lógico do domínio azul e branco, especialmente vincado pela conclusão de Dario Andrade, que, mais do que ninguém, conquistou o direito ao descanso com a obtenção de oito golos.

Numa reacção expectável, o Águas Santas quis reentrar na partida, conseguindo, inclusive, encurtar distâncias, que Ljubomir Obradovic soube gerir, preservando uma margem de segurança que nunca baixou a barreira dos quatro golos, entre as várias oscilações sofridas pelo resultado e a introdução em jogo dos elementos menos utilizados.

Ainda com três minutos para jogar, o título estava já definitivamente entregue, e a festa, que começara nas bancadas, estendia-se ao banco portista, onde os lugares sentados proporcionavam espaço para as mais variadas coreografias, incapazes de perturbar o treinador dos Dragões, sempre atento e interventivo ao que se passava do lado de dentro do campo.

Apesar de previsível e antecipado nas contínuas celebrações, o final do jogo serviu apenas para intensificar cânticos e festejos, que nem os inconvenientes decibéis da instalação sonora do pavilhão foi capaz de silenciar. Os Dragões são tricampeões.

FICHA DE JOGO

Andebol 1, fase final, 8.ª jornada
7 de Maio de 2011
Pavilhão do AA Águas Santas, na Maia
Assistência: 1.100 espectadores

Árbitros: Flávio Carvalho e João Malhado

ÁGUAS SANTAS: António Campos (gr), Jorge Sousa (5), Eduardo Salgado (2), Eduardo Ferreira (1), Juan Couto (0), Marco Sousa (4) e Joel Rodrigues (4)
Jogaram ainda: Jorge Carvalho «cap.» (3), Pedro Cruz (9), Nuno Pimenta (1), Vasco Nogueira (0)
Treinador: Jorge Borges

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino (gr), Ricardo Moreira (4), Filipe Mota (0), Inácio Carmo (7), Tiago Rocha (3), Nuno Grilo (4) e Dario Andrade (8)
Jogaram ainda: Alfredo Quintana (gr), Gilberto Duarte (1), Pedro Spínola (2), Elias Nogueira (0), Wilson Davyes (4)
Treinador Lujbomir Obradovic


O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue