(Liga Portuguesa - 8ª jornada)
Data: 02 de Novembro de 2012 Hora: 20h15 Local: Estádio do Dragão TV: SportTV1
Since 2007
Qual é o estado de espírito da equipa, tendo em conta até a desilusão que foi a participação do FC Porto no ano passado?
Vítor Pereira fez ao inicio da tarde a antevisão do jogo de amanhã, que vai opor o Fcporto - Dinamo de Kiev, jogo esse da 3ª jornada do Grupo A da UEFA Champions League.
O dia 25 de Outubro de 2008 foi infeliz para os portistas, já que a equipa era então derrotada no Dragão pelo Leixões, por 3-2. No entanto, a data pode agora ser recordada com um sorriso (o FC Porto até foi campeão nacional), porque desde então os azuis e brancos não sabem o que é perder em casa para a Liga. Com a vitória frente ao Sporting, estão assegurados quatro anos de invencibilidade.
são bem demonstrativos do domínio dos Dragões no futebol português, mas acrescentemos mais dados. Desde logo, entre 2008 e 2012, o FC Porto sagrou-se campeão nacional por três vezes. Alargando a análise às derrotas fora de portas, no mesmo período, verifica-se que elas se contam por pouco mais do que os dedos de uma mão: apenas seis, sendo que a temporada 2010/11 foi cumprida de forma invicta. Em termos de clássicos, os portistas não perderam nenhum dos últimos 10 (sete triunfos e três empates).
eiro de 2011, sendo que os portistas deram a volta à eliminatória na Luz), Nacional (1-2, para a Taça da Liga, em Janeiro de 2011), Chelsea (0-1, para a Liga dos Campeões, em Novembro de 2009) e Manchester United (0-1, para a Liga dos Campeões, em Abril de 2009).
Vítor Pereira limitou as suas considerações sobre o peculiar momento de forma do adversário mas admitiu estar à espera de um Sporting “com vontade de criar dificuldades” aos Dragões no clássico deste domingo. O objectivo do FC Porto, claro está, é contornar os obstáculos e somar mais três pontos, mas, para isso, “a equipa terá de estar ao seu melhor nível”.