quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Oitavos à vista!


FCPORTO-3 - Dinamo Kiev-2
Marcadores: Varela (15m), Jackson Martínez (36m e 78m).


Liga dos Campeões, Grupo A, 3.ª jornada
24 de Outubro de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 29.317 espectadores


FC PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Mangala; Fernando, João Moutinho e Lucho; Varela, Jackson Martínez e James.
Substituições: Varela por Atsu (64m), João Moutinho por Defour (75m) e James por Miguel Lopes (90m+2).
Não utilizados: Fabiano, Castro, Kleber e Abdoulaye.
Treinador: Vítor Pereira.




O FC Porto continua 100 por cento vitorioso na fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo conquistado a terceira vitória frente ao Dynamo Kyiv por 3x2.

Não foi um triunfo fácil para os comandados de Vítor Pereira que estiveram três vezes na frente do marcador mas que por duas ocasiões se deixaram empatar. Silvestre Varela e Jackson Martínez, que se estreou a marcar na prova com um bis, foram os marcadores de serviço dos dragões, com Oleg Gusev e Ideye Brown a ainda fazerem sonhar a formação de Miguel Veloso, que foi um dos melhores em campo do lado ucraniano.

Apesar das dificuldades, os três pontos, à imagem do que já tinha acontecido com o Dinamo Zagreb e o PSG, foram conquistados pelo FC Porto que está bastante perto dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. No caso de empate na Ucrânia, na próxima jornada, o passaporte para a fase a eliminar pode ser carimbado.

Entrar forte, marcar e ver primeiro golo de Jackson na Champions

Tal como já tinha acontecido no primeiro jogo no Estádio do Dragão para a Liga dos Campeões frente ao PSG, o FC Porto teve uma entrada forte dentro das quatro linhas e desde logo assumiu o comando.
A jogar de forma tranquila e com a maioria do tempo com a bola na sua posse, todo este cenário positivo foi melhorado aos 15 minutos, com um forte remate de Silvestre Varela que só parou no fundo da baliza defendida por Oleksandr Shovkovskiy, que nada pôde fazer para impedir os festejos da equipa portuguesa.

Com o que se tinha visto até então, podia-se esperar uma noite relativamente tranquila dos bicampeões nacionais frente à formação de Miguel Veloso. Mas nada disso aconteceu porque o Dynamo Kyiv não se deixou abater e subiu no terreno à procura do golo do empate.

Miguel Veloso deixou o aviso aos 20 minutos, obrigando Helton a uma defesa apertada para canto, mas nem só de avisos é feita esta equipa ucraniana, pois na sequência do canto, apontado pelo internacional português, Gusev aproveitou uma falha de marcação de Mangala e cabeceou de forma certeira à baliza do FC Porto.

Os azuis e brancos acusaram o golo sofrido, o primeiro nesta edição da Liga dos Campeões. A equipa de Vítor Pereira tornou-se mais lenta e previsível e com isso facilitou a tarefa do Dynamo Kyiv a defender.

Mas tudo esta fase parcial de uma exibição pálida do FC Porto mudou aos 36 minutos. James Rodríguez, na zona interior, fez uma excelente assistência para Jackson Martínez e este soube aguentar a pressão do defesa que o cobria, terminando o lance com um remate certeiro que colocou os dragões novamente na frente do marcador, apontando o seu primeiro golo na Liga dos Campeões.

Adormecer ao mais alto nível quase causava dissabores. O que não vale ter Jackson!

A vencer por 2x1, o FC Porto não entrou bem na segunda parte. Mas pior do que não entrar bem, os azuis e brancos prolongaram esse mau reinício para toda a etapa complementar.


Dava a ideia de que os jogadores do FC Porto pensavam que o jogo estava controlado e com isso baixaram demasiado as linhas. O Dynamo Kyiv agradeceu e aos 71 minutos restabeleceu o empate com um grande golo de Ideye Brown após um passe falhado perto do meio-campo por parte dos dragões.

Era um castigo merecido para a equipa de Vítor Pereira. O FC Porto parecia adormecido e com isso arriscava-se a perder os primeiros pontos na Liga dos Campeões e logo em casa. Na tentativa de voltar a conquistar a vantagem pela terceira vez na partida, o técnico portista tirou João Moutinho e fez entrar Defour, já depois de ter saído Varela para a entrada de Christian Atsu.

Aos 78 minutos, nenhum dos dois jogadores teve influência direta no lance que resultou no terceiro golo mas ficou provado que com um bocado de velocidade o Dynamo Kyiv caía aos pés dos dragões. Podia ter acontecido mais cedo mas foi a 12 minutos do fim que, após assistência de Lucho González, Jackson Martínez bisou e manteve o FC Porto invicto na fase de grupos da Liga dos Campeões e com o apuramento para os oitavos-de-final tão perto de ser conseguido.



Melhor Jogador em Campo



Resumo do jogo





O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue