sexta-feira, 23 de abril de 2010

Crónica da semana.

Crónica da semana

por

Abílio Monteiro


A confirmação da perda do campeonato chegou à jornada 27, mas foi mesmo só a confirmação, porque na realidade já o tínhamos perdido à muito tempo, não foi na derrota da luz, nem tão pouco em Alvalade, a renovação do título, o tão desejado penta começou a perder-se antes do campeonato começar, na pré-época quando se preparou a equipe, atletas que só começaram a jogar na parte final do campeonato são dispensáveis, será que Ukra, Castro, Paulo Machado, Bruno Gama não seriam bastante úteis no F. C. PORTO?

Como é possível uma equipe que se diz candidata ao título, não ter capacidade de colmatar situações adversas que surgem ao longo de uma época, lesões e castigos, esta época o Porto não teve capacidade para o fazer. Espero sinceramente que a próxima época seja diferente, chega de jogadores estrangeiros com metade do valor de alguns portugueses que cá formamos, basta de atletas que pensam que têm lugar cativo na equipe, queremos, desejamos e acho que temos direito a uma equipe competitiva, que pratique bom futebol. Uma palavra também para os adeptos apoiar, quando se esta na mó de cima é fácil não custa nada, mas mais importante é apoiar quando se está mal, quando se esta em baixo, é triste ir ao Dragão e ver assistências de 15 mil como no jogo contra o Rio Ave, ou verificar a diferença do jogo com o Guimarães desta época com a da época passada, provavelmente no próximo jogo muitos nem aparecem vão ao cinema, têm vergonha de por o cachecol azul e branco que tantas alegrias lhes tem dado, eu não, vou usa-lo com muito orgulho, vou berrar muito mais que na época passada, apoiar muito mais, para mostrar a esse equipe de me_d_ que estamos vivos, e não é a perda de um campeonato que nos derruba.

Por ultimo em relação a última jornada, todos viram que o golo da Académica foi irregular, mas ninguém viu a agressão do maxi pereira ao jogador de Coimbra, ninguém visionou o penalti a favor da Académica no inicio da segunda parte, não convém ver, e por estas e por outras que eles há já muito tempo andam a anunciar a conquísta do título.

Saudações portistas!


O PORTO SOMOS NÓS!


Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue