quinta-feira, 15 de abril de 2010

Hall of fame - Futre.




Hall of fame


Futre



Paulo Jorge dos Santos Futre nasceu no dia 26 de Fevereiro de 1966 no Montijo. Foi na sua terra que começou a dar nas vistas quando jogava futebol de cinco na equipa do Cancela do Montijo.

Aos 15 anos entrou para a formação do Sporting e na época de 1983/84 estreou-se na equipa principal do clube leonino onde desde cedo demonstrou ter grande importância para a equipa. Tendo consciência que já era um jogador importante para a equipa, Paulo Futre propôs a renovação do contrato com uma melhoria de ordenado. Os dirigentes sportinguistas não aceitaram, e apareceu o Futebol Clube do Porto interessado em o levar para as Antas onde assinou um contrato condizente com as suas reais qualidades por 3 épocas. No clube azul e branco sagrou-se Bi-Campeão nos dois primeiros anos tendo também conquistado uma Supertaça e foi um dos jogadores de todo o plantel portista que mais contribuiu com preciosas assistências para o goleador Fernando Gomes vencer a Bota de Ouro.

Apesar de na temporada de 1986/87 o Futebol Clube do Porto não ter vencido o campeonato, essa foi a época em que Futre mais brilhou. Com exibições de grande nível no campeonato nacional, foi no entanto a nível internacional que viria a brilhar com mais intensidade. Pela primeira vez na sua história o Futebol Clube do Porto disputava uma final dos Clubes Campeões Europeus e igualmente Futre estreava-se numa final europeia. Nesse jogo contra os alemães do Bayern de Munique, Paulo Futre deixou bem vincado todo o seu encanto perante o olhar de toda a Europa do futebol.

No final dessa brilhante época deixou as Antas e rumou ao Atlético de Madrid, uma transferência que valeu aos Dragões 630 mil contos. Em Espanha Futre continuou a espalhar a sua arte pelos relvados e venceu duas Taças do Rei.

A meio da temporada de 1991/92 ingressou no ................., com a RTP a adiantar o dinheiro para a contratação, onde venceu uma Taça de Portugal. No final do ano deixou o clube da luz onde se despediu com a seguinte frase: “O ambiente no balneário era mau, como eu compreendo Pacheco e Paulo Sousa! Aquele .................. é... nada!” Na época seguinte foi para França jogar no Marselha mas não chegou a estar uma temporada inteira no clube francês já que com a época a decorrer rumou a Itália para assinar pela Reggiana. Mas na estreia com a camisola do clube italiano o azar bateu-lhe à porta e sofreu uma grave lesão. Recuperou e mudou-se para o A.C. Milan em 1995/96, e na temporada seguinte nova mudança de clube e de país para jogar em Inglaterra no West Ham. Mas já estava numa fase de declínio tendo mesmo anunciado o final da sua carreira. Mas pouco depois regressou ao futebol e a jogar no Atlético de Madrid, mas só o fez durante uma temporada, porque viajou para o outro lado do mundo para jogar no Yokohama F. M. do Japão. Depois dessa experiência abandonou em definitivo a carreira de futebolista e passou para o gabinete onde actualmente é colaborador do Atlético de Madrid.

Palmarés ao serviço do F. C. Porto:

1 Taça dos Campeões Europeus
2 Campeonatos de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira.
Fonte: estrelas-do-fcp.blogspot.com

Obrigado Futre.


O PORTO SOMOS NÓS!


Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue