Hall of fame
Juary
Juary Jorge dos Santos Filho nasceu em S. João de Meriti no dia 16 de Junho de 1959. Iniciou-se na formação do Santos onde passou a profissional em 1977. No clube de São Paulo manteve-se durante três anos e venceu o Campeonato Paulista de 1978. Na temporada de 1979/80 transferiu-se para o América do México e na época seguinte viajou para Itália onde representou o Avellino (1980/81 e 1981/82), Inter de Milão (1982/83), Ascoli (1983/84) e o Cremonese (1984/85).
Na temporada de 1985/86 chegou ao Futebol Clube do Porto e logo no primeiro jogo do campeonato disputado no Estádio das Antas contra o Benfica, Juary apontou o seu primeiro golo em jogos oficiais com a camisola azul e branca, num jogo em que o F. C. Porto venceu por 2-0. Ainda nessa temporada ficou para a memória de todos os portistas a partida da segunda-mão da Taça dos Clubes Campeões Europeus contra o F. C. Barcelona nas Antas, depois de ter perdido o primeiro jogo por 2-0. Juary entrou aos 66 minutos e marcou os 3 golos da vitória mas que não foram suficientes para eliminar os espanhóis que conseguiram marcar 1. No final dessa temporada, Juary sagrou-se Campeão Nacional e venceu também a Supertaça.
Na época de 1986/87 o pequeno brasileiro voltou a ser importante na caminhada europeia que levou o F. C. Porto à final de Viena onde derrotou os alemães do Bayern de Munique por 2-1, e onde Juary fez a assistência para o primeiro golo apontado por Madjer, e marcou o segundo.
Na temporada seguinte voltou a conquistar o Título de Campeão Nacional e a vencer a Taça de Portugal. Mas tal como tinha acontecido na época anterior, as principais conquistas foram alcançadas a nível internacional. Primeiro foi a épica vitória na Taça Intercontinental defronte do Peñarol do Uruguai num jogo disputado em Tóquio sobre um manto de neve. Um mês mais tarde nova conquista, desta vez na Supertaça Europeia onde o F. C. Porto defrontou e venceu os holandeses do Ajax por 1-0 nas duas mãos. Ainda em 1988, Juary regressou ao Brasil onde representou a Associação Portuguesa dos Desportos. No ano seguinte voltou ao seu clube de sempre, o Santos, onde permaneceu até 1992, até que em 1993 terminou a sua carreira no São José Esporte Clube.
Palmarés ao serviço do F. C. Porto:
1 Taça Intercontinental
1 Taça dos Campeões Europeus
1 Supertaça Europeia
2 Campeonatos de Portugal
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira.
Fonte: estrelas-do-fcp.blogspot.com
Obrigado Juary.
O PORTO SOMOS NÓS!
Sem comentários:
Enviar um comentário