quarta-feira, 23 de março de 2011

F. C. Porto - Campeão Nacional 2010/11.


As quatro competições.


Ao longo dos últimos dez anos (2000 - 2010), deparámo-nos com uma supremacia Azul e Branca.

Será da qualidade dos árbitros? Será do desempenho em campo ou dos túneis? Será do trabalho nacional e internacional ou do sistema? Será do Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa ou dos casos "perdidos" em tribunais? Será dos autografos ou dos livros publicados ao feriado?

Pois bem, deparamo-nos com bastantes "problemáticas", mas todas com um denominador comum, um clube "ali" da segunda circular. Por mais que se continue a vencer, ou a "jogar bonito", existirá sempre alguma desculpa para os outros serem melhores do que o nosso Dragão.

Actualmente, a nossa equipa encontra-se a uma vitória de mais um título de campeão nacional e um dos argumentos dos vermelhos, é que se encontram em quatro competições. Taça da Liga, Taça de Portugal, Liga Europa e Campeonato Português.

Certamente e por lapso, esqueceram-se que a Taça da Liga foi criada durante os festejos do segundo ou terceiro campeonato seguido do F. C. P., só para os lampiões puderem beber mais umas cervejas.

Deve ter-lhes passado ao lado que ainda há uma segunda mão da Taça de Portugal, e não me admirava nada que o árbitro selecionado fosse assim por exemplo "El Mano".

Quanto á Liga Europa, que certamente passa a ser o maior objectivo vermelho, pois ja atiraram a toalha ao chão. Têm de ultrapassar uma equipa consolidada, com bastante historial e com vontade de regressar aos lugares cimeiros da Europa (aproveito a deixa para dar os parabéns ao S. C. Braga pela sua prestação diante o Liverpool, num ambiente como o de Anfield Road). Mas voltando à última competiçãoem que "eles" dizem estar, o campeonato, secalhar, ou mesmo esquecimento, esqueceram-se de olhar para o cimo da tabela, é que a distância já vai longe (13 pontos).

O nosso Campeão também tem presença em quatro competições, tendo já ganho uma aliás, a Supertaça Cândido de Oliveira. Na Taça de Portugal a diferença de dois golos é "fácil" de bater, com um Guarin em forma, com um Belluschi com arte, com um Falcao a voar, com um incrível Hulk, com um puto novo (James), com um "cavalo" como o Varela, com um Moutinho, com um trinco que fecha todas as portas como o Fernando, enfim toda a equipa, não excluindo a defesa menos batida do campeonato, onde uma vitória em terreno baldio nos sagrará novamente Campeões.

Na Liga Europa, temos mais um desafio Russo, desta vez o Spartak, não é fácil, mas não é algo que o Villas-Boas, não prepare a equipa para o regresso a Moscovo.

Enfim, concluindo, um Porto Campeão estará sempre no coração! No dia 3 de Abril a Luz vai-se apagar...

F. C. Porto - Campeão Nacional 2010/11.

Bruno Soares


O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue