quarta-feira, 20 de abril de 2011

Raça de Campeão!



...-1 - F. C. PORTO-3
Marcadores: 0-1, João Moutinho, (64). 0-2, Hulk, (72) .0-3, Falcao, (74).

Taça de Portugal, segunda mão da meia-final
20 de Abril de 2011
Estádio da Luz, em Lisboa.



 F. C. PORTO: Beto, Sapunaru, Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira, Fernando, Rúben Micael, João Moutinho, Cristian Rodriguez, Hulk e Falcao.
Substituições: Ruben Micael por James Rodriguez (62m), Cristián Rodriguez por Varela (74m) e Sapunaru por Sereno (87m).
Não utilizados: Kieszek, Souza, Mariano González e Walter.
Treinador: André Villas-Boas.


Em mais um clássico escaldante, os “dragões” deslocaram-se ao Estádio da Luz para vencer os .... (3-1), em jogo da segunda-mão das meias-finais da Taça de Portugal. Com este resultado, o F. C. Porto recuperou da desvantagem que trazia da primeira-mão, no Dragão (0-2), carimbando assim o passaporte para a final da prova, que será disputada com o Vitória de Guimarães.
Nos “azuis e brancos”, André Villas Boas não contou com Helton, Guarín, Maicon e Belluschi. Ainda assim, os portistas continuaram fiéis ao seu modelo de jogo. Destaque também para as titularidades de Beto na baliza e de Rodríguez no lugar que costuma ser de Varela.

O jogo começou a um ritmo frenético. Primeiro Rodríguez rompeu bem pela esquerda do ataque dos “dragões”, para depois Jara criar perigo pela direita. No entanto, nenhuma equipa conseguiu rematar.

Acinco minutos do descanso, grande perdida do F. C. Porto. Aos 41 minutos, Hulk rompeu pela direita, serviu Falcão e o colombiano, em excelente posição, a permitir a defesa do guardião dos “encarnados”. Falcão ainda tentou a recarga mas a bola saiu por cima. Foram precisos 41 minutos para se ver um lance de verdadeiro perigo na Luz.


Pouco depois, final da primeira parte. Um jogo intenso com todas as bolas a serem disputadas no limite. Está a faltar o perigo junto das balizas, mas na segunda parte é de esperar um "forcing" por parte do F. C. Porto, equipa que precisa de vencer para seguir em frente.

A segunda metade começou com o F. C. Porto ao ataque. Três minutos após o reatamento do jogo, Falcão de cabeça atirou por cima, isto depois de um excelente cruzamento de Alvaro.
A equipa de Villas Boas entrou bastante melhor e parecia decidida a mudar o rumo dos acontecimentos. Aos 50, nota para uma bomba de Hulk, complicada de para Júlio César defender.

Depois de várias tentativas, o golo acabaria mesmo por acontecer. Decorria o minuto 64 quando após uma excelente jogada de envolvência do ataque dos “dragões”, Moutinho na zona central, com tempo para tudo, rematou para o fundo da baliza de Júlio César. Estava feito o primeiro no Estádio da Luz.
E quando os adeptos benfiquistas ainda digeriam o primeiro golo, o F. C. Porto empatou a eliminatória. Alvaro Pereira tocou para Hulk e o brasileiro bateu Júlio César.

E que grande emoção na Luz. Nem três minutos após o segundo golo, os “azuis e brancos” marcaram o terceiro e consumaram a reviravolta na eliminatória. Falcão soltou-se na área, rematou e bateu Júlio César. O esférico ainda tocou em Javi García antes de entrar na baliza, enganando o guardião encarnado. Dez minutos e três golos dos dragões. Que grande balde de água fria no Estádio da Luz.

Pouco depois, final do jogo. Depois de uma primeira parte sem golos, dez minutos bastaram para o F. C. Porto operar a reviravolta na eliminatória e garantir o passaporte para a final da Taça de Portugal. Moutinho, Hulk e Falcão marcaram para a equipa azul e branca e Cardozo reduziu para os encarnados.


O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue