Hall of fame
José Mourinho
José Mário dos Santos Félix Mourinho nasceu no dia 26 de Janeiro de 1963 em Setúbal.
Filho de Félix Mourinho (um antigo guarda-redes do Belenenses), como futebolista nunca se conseguiu impor e acabou por ser como treinador que alcançou a fama.
Formado em Educação Física pelo ISEF da Universidade Técnica de Lisboa. Passou pelo Estrela da Amadora e pelo Setúbal como preparador físico antes de fazer parte da equipa técnica do Sporting liderada pelo inglês Bobby Robson que depois se mudou para o Futebol Clube do Porto e mais tarde para o FC Barcelona. Permaneceu no clube catalão quando Bobby Robson saiu para o PSV, e passou a adjunto de Louis Van Gaal.
Em 2000/01 regressou a Portugal para assumir o comando do ...... onde se manteve durante 9 jogos, até o clube mudar de presidente.
Ainda nessa temporada ingressou no União de Leiria para deixar o clube da cidade do lis em Janeiro de 2002 para comandar o F. C. Porto. Chega ao Futebol Clube do Porto e logo afirma que vai ser campeão na próxima temporada. Assim disse e assim o fez já que em 2002/03 os portistas venceram o Campeonato Nacional mas também a Taça de Portugal e ainda na Taça UEFA numa épica partida contra os escoceses do Celtic de Glasgow. Foi assim uma época em cheio de uma equipa praticamente nova com muitos jogadores que nessa temporada ingressaram no clube, casos de Pedro Emanuel, Maniche, Derlei, Paulo Ferreira e Nuno Valente.
Na temporada de 2003/04 começou por conquistar a Supertaça Cândido de Oliveira, voltou a vencer o Campeonato Nacional e ganhou a Liga dos Campeões onde deixou pelo caminho clubes como o Lyon, Deportivo e Manchester United. No final dessa temporada, José Mourinho decidiu abandonar o F. C. Porto de forma inglória o que não caiu bem na maioria dos adeptos portistas.
Na temporada seguinte transferiu-se para o Chelsea de Inglaterra e leva o clube londrino à vitória do campeonato 50 anos depois da última vez que foram Campeões. Ainda nessa temporada ganhou também a Taça da Liga Inglessa. Em 2005/06 voltou a ganhar o campeonato e a Supertaça de Inglaterra. Na época seguinte vence a Taça de Inglaterra e de novo a Taça da Liga. Em Setembro de 2007 deixou os ingleses.
Em 2008/09 rumou a Itália para levar o Inter de Milão à conquista do Campeonato e à vitória na Supertaça italiana. Na época de 2009/10 venceu a Taça de Itália, depois repetiu a vitória no campeonato nacional e voltou a conquistar a Liga dos Campeões, o que lhe valeu a entrada num grupo muito restrito de apenas 3 treinadores Campeões Europeus por 2 clubes. No final deixou os italianos para se juntar aos espanhóis do Real Madrid.
Em 2010 foi eleito o melhor treinador do mundo pela FIFA.
Palmarés ao serviço do F. C. Porto:
1 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
2 Campeonatos de Portugal
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira
Fonte: estrelas do fcp
Obrigado Mourinho por tudo o que deste ao nosso clube, só não te perdoo a forma como abandonaste a equipa e o clube em 2004, demonstrando muita falta de respeito e de carácter.
O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário