quinta-feira, 5 de maio de 2011

Crónica da semana.

Crónica da semana

por

Abílio Monteiro
(Nº. 68)


Após paragem de uma semana regressou a liga Portuguesa de futebol, e são agora 21 pontos que o F. C. PORTO tem de vantagem em relação ao segundo classificado. Em Olhão mais uma vez ficou provada a mediocridade daqueles que se auto intitulam os melhores, os maiores de Portugal, e que bem soube aquele golo de Djalmir aos 93m.
Por seu lado o Porto venceu em Setúbal a equipe local por expressivos 4-0, com 8 alterações efectuadas pelo técnico portista em relação ao seu habitual 11, mas até neste ponto em particular o Porto mostra a sua superioridade em relação aos demais, mude os jogadores que mudar não falha. James demonstrou mais uma vez a sua excelência esteve nos três primeiros golos com assistências, Walter deu provas que afinal não é tão mau como muitos o queriam fazer, Souza teve apontamentos interessantes, por outro lado Maicon voltou a facilitar e têm de começar a perceber que no Porto tem de manter os mesmos índices de concentração quer esteja a ganhar por 1 ou por 4. Neste jogo destaco a jogada em que resulta o terceiro golo do Porto, passe magistral de Guarin para James e este com uma extraordinária visão de jogo assiste Walter para este introduzir a bola na baliza.
O Porto vai a Espanha defrontar o Villarreal na segunda mão das meias-finais da liga Europa, levamos uma vantagem de quatro golos e na altura em que escrevo esta linhas o jogo ainda não teve o seu inicio, espero nova vitória e se for por cinco ainda melhor, mas um também chega.
O Porto incomoda de tal maneira que agora até se falam de competições nunca antes mencionadas, uma tal de taça latina disputada entre 1949 e 1957, entre clubes de França, Espanha, Itália e Portugal e como os lampiõezinhos venceram uma, juntaram ao seu palmarés para ficar com mais um troféu continuando à frente do Porto, se isso os faz feliz... Portanto não se admirem quando no final do campeonato o Porto terminar com uma vantagem de 25 pontos a maior diferença no nosso campeonato, eles venham com um campeonato no ano  1930 antes de Cristo em que terminaram com uma vantagem de 100 pontos.
Palhaços um dia palhaços para sempre.
Saudações Portistas!           


O PORTO SOMOS NÓS!
Since 2007

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue