segunda-feira, 9 de maio de 2011

Festa dos CAMPEÕES!


FCPORTO-3 - Paços de Ferreira-3
 Marcadores: Falcao (8m e 54m), Hulk (42m).

Liga 2010/11, 29.ª jornada
8 de Maio de 2011
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 48.309 espectadores


FC PORTO: Beto; Sereno, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Souza, João Moutinho e Rúben Micael; Hulk, Falcao «cap.» e James.
Substituições: João Moutinho por Belluschi (66m), Rúben Micael por Mariano (72m) e Falcao por Walter (79m).
Não utilizados: Helton, Guarín, Sapunaru e Otamendi.
Treinador: André Villas-Boas.

O FC Porto empatou este domingo frente ao Paços de Ferreira (3-3), no último encontro da época no Estádio do Dragão. O resultado não impediu uma noite de festa pela conquista do 25.º título nacional. Em aberto continua a possibilidade de terminar o campeonato sem derrotas, o que terá de ser confirmado na última jornada.

Antes do encontro, viveu-se um clima de festa. As equipas sub-19 de futebol e a equipa sénior de andebol deram uma volta ao relvado, depois de terem assegurado os respectivos títulos nacionais. Antes do apito inicial, foi altura dos Dragões receberem o troféu de campeões nacionais, entregue pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Os primeiros lances do encontro indiciaram desde logo o que se iria seguir: FC Porto com domínio da posse de bola e mais oportunidades de golo, Paços de Ferreira mais retraído mas atrevido, até porque pouco havia a perder. Rúben Micael deu o primeiro sinal de aviso, aos três minutos, mas seria James a proporcionar ao guarda-redes Cássio a primeira grande intervenção da noite, aos seis minutos, após cruzamento na direita de Sereno.

Aos oito minutos, os Dragões colocaram-se em vantagem: livre apontado na esquerda e Falcao a finalizar de pé direito. Foi o 15.º golo do colombiano na Liga. Os pacenses procuraram responder e até obrigaram Beto a duas boas intervenções consecutivas. No entanto, os portistas nunca deixaram de controlar a partida e partiram para 15 minutos finais da primeira parte demolidores. Por três vezes, Hulk esteve perto de marcar o segundo, com destaque para uma impressionante arrancada de 40 metros, aos 34 minutos, que terminou com um remate por cima.

Seria preciso esperar mais alguns minutos para ver o 2-0. James foi de novo responsável pela assistência – um passe primoroso – e Hulk só teve de contornar o guarda-redes adversário e finalizar. O FC Porto partia para o intervalo a vencer por 2-0.

No início da segunda parte, o Paços de Ferreira reduziu, por Pizzi, mas apenas seis minutos volvidos Falcao bisou e recolocou a vantagem em dois golos, ao concluir um cruzamento da esquerda de Alvaro Pereira. O FC Porto tem agora os dois melhores marcadores da Liga: Hulk, com 23 golos, e Falcao, com 16.

Aos 57 minutos, Hulk cabeceou ao poste, na sequência de um novo cruzamento de Álvaro. Dois minutos depois, os forasteiros voltaram a reduzir a desvantagem, num lance precedido de fora-de-jogo. Como se não bastasse, na jogada anterior Hulk tinha sido tocado na grande área pacense.

Os Dragões geriam o encontro, mas Pizzi, aos 88 minutos, num pontapé de fora da área, fez o 3-3. Nada o fazia prever, mas o futebol é mesmo assim. No minuto seguinte, Walter, na sequência de uma jogada entre Álvaro e Hulk, podia ter dado a vitória aos Dragões. Ficam na retina as duas assistências de James, vários lances de fino recorte e, acima de tudo, a merecida festa dos campeões.

Felizmente, o “trabalho de casa” desta época já estava feito e este empate não coloca nada em causa na brilhante época portista. Minutos depois do fim da partida, os jogadores subiram um a um ao relvado e partilharam a alegria com os adeptos. E o melhor de tudo isto é que ainda há muito para conquistar nesta temporada.

O PORTO SOMOS NÓS!
 Since 2007

Sem comentários:

Curiosidades.

Sobre a grandiosidade internacional:



O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.



Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.



O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA.



O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 15º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).



O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.



O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).



O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes (note-se aqui que os mouros levam a melhor com os seus 6 milhões e muitas centenas de milhares de kits vendidos).

Pinto da Costa é o Presidente com mais títulos a nível Mundial.


Sobre a grandiosidade do FC Porto em Portugal:



O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 58 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal) contra 55 do Benfica e 41 do Sporting.



O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (7), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.



O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.



O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.



O FC Porto disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.



O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.



O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).



O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).



O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.



Tendo em conta um estudo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português.



O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.



O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube.



Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.



O PORTO SOMOS NÓS!

Since 2007


Momentos

Futebol Clube do Porto.

Arquivo do blogue